Educação

Escola Mário Faustino vai representar o Piauí na Olimpíada de Geografia

Olimpíada reúne estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio

Quinta - 13/09/2018 às 17:09



Foto: Portal O Dia Escola Mario Faustino
Escola Mario Faustino

Os alunos da Escola Municipal Mário Faustino, situada no bairro Pedra Mole, foram destaque nas primeiras etapas da IV Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e agora vão representar o Piauí na fase nacional, em Brasília. A escola obteve o melhor resultado entre todas as unidades de ensino públicas do Estado.

A Olimpíada reúne estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio. O objetivo é despertar nos jovens o interesse pela geografia e pelas ciências da terra, estimulando-os a pesquisar e questionar sua curiosidade científica. Agrupados em trios, os estudantes foram desafiados a solucionarem problemas a partir da prática de procedimentos científicos, respondendo questões online.

Tiago Castelo é o professor de geografia do 9º ano da E.M. Mário Faustino que incentivou a participação da turma. Essa foi a primeira vez que os alunos participaram da competição e já demonstraram que podem ir ainda mais longe. “As equipes se dedicaram muito. Fomos a escola com melhor pontuação e estamos prontos para avançar e representar o Piauí em Brasília, dessa vez de forma presencial, proporcionando novas experiências para essa turma”, disse.

O desempenho dos jovens piauienses pode levá-los além. Os medalhistas da fase nacional da OBG vão compor a seleção brasileira na disputa da International Geography Olympiad (iGEO) e da International Earth Science Olympiad (IESO), que serão realizadas fora do país.

“Estamos bastante animados”, declara a diretora Marinalva Barbosa. Segundo ela, o intuito inicial era levar uma metodologia diferente para as aulas, mas os alunos superaram as expectativas. “Eles adoram tudo que trazemos de novidade para as aulas, então temos que aproveitar esse entusiasmo. O professor já tinha a experiência e trouxe para os alunos. O resultado foi incrível, primeira participação e já os melhores da fase estadual. Mostra que a escola de Teresina faz bem feito tudo que se propõe”, conclui a gestora.

Alunos campeões:

Equipe Laranjeira: Aniel, Dafhnne Thiele e Talia - medalha de prata

Equipe Geógrafo sub14: Gabriel Alves, João e Maria Vitória - medalha de bronze

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: