Educação

Escola expõe trabalhos do projeto JEPP

O projeto ensina noções de empreendedorismo.

Sábado - 26/11/2016 às 11:11



Foto: Ascom Trabalhos dos alunos
Trabalhos dos alunos

Através de convênio envolvendo a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Pi), que estimula a cultura do empreendedorismo entre os estudantes da Rede Municipal de Ensino, alunos e professores da Escola Municipal Mário Faustino realizaram a culminância do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

O projeto propôs capacitar professores através de oficinas realizadas pelo Sebrae para que eles pudessem habilitar os alunos do Ensino Fundamental com noções de empreendedorismo, vindo a desenvolver produtos para serem comercializados, gerando oportunidades.

“Este projeto é uma ação estruturada para dissolver o espírito empreendedor desde cedo nos jovens. Nossos estudantes se envolveram realizando a confecção de vários produtos e serviços que estão sendo comercializados nessa feira. Com os recursos arrecadados com as vendas, os alunos poderão organizar atividades entre eles, como uma confraternização, ou mesmo adquirir algum produto em comum acordo, para a utilização de todos”, comenta Marinalva de Sousa Barbosa, diretora da escola.

Para a exposição os estandes foram divididos com temas diversificados, como: sabores e cores, temperos naturais, mundo das ervas aromáticas, brinquedos ecológicos, artesanato sustentável, locação de produtos como fantasias e videogames, além de venda de produtos alimentícios.

“O que aprendi durante o projeto é algo que irei levar para toda a minha vida. Com a produção dos produtos aprendemos a trabalhar em conjunto. Minha família me deu o maior apoio, pois através do projeto estamos nos preparando para no futuro estarmos preparado para o mercado de trabalho”, diz Alice Gomes Saraiva, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental que participou do projeto.

A implantação do projeto nas escolas públicas do município foi articulada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), que vai auxiliar no acompanhamento de todo o processo. O projeto é um passo para inserir a disciplina de empreendedorismo nas escolas do Ensino Fundamental.

A partir de agora os alunos do 1º ao 9º ano terão noções sobre comportamento empreendedor, ética, ecossustentabilidade e cultura da cooperação e da inovação, entre outros.

“A ação, não tem resultados imediatos na economia, mas o impacto na formação dos estudantes como cidadãos é fundamental, pois são ensinamentos que eles vão levar para a vida toda. São ideias positivas semeadas na cabeça das crianças que, adquirindo características empreendedoras, serão profissionais melhores e também seres humanos melhores”, pontua Diana Carvalho, professora.

“Esse projeto é importante, pois muda a forma do Sebrae atuar, já que sempre trabalhamos com os empresários  (formais e informais) e agora vamos trabalhar com os jovens em idade escolar, proporcionando a esses futuros empresários o conhecimento desde cedo de técnicas de empreendedorismo. A disseminação dessa cultura é de grande valia para a cidade e para o estado”, explica Mário Lacerda, diretor do Sebrae.

“O projeto quer oferecer noções de empreendedorismo aos jovens, começando de cedo, pela base. Estamos implantando um projeto piloto e após um estudo sobre seus resultados, pretendemos estendê-lo para toda a Rede Municipal”, diz Fábio Nery, secretário da Semdec.

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: