Arte e Cultura

Escola de Teatro será reaberta nesta quinta-feira (8) após reforma e modernização

Quarta - 07/03/2018 às 19:03



Foto: Reprodução Escola Técnica Estadual de Teatro Gomes Campos
Escola Técnica Estadual de Teatro Gomes Campos

A Escola Técnica Estadual de Teatro Gomes Campos será reaberta nesta quinta-feira (8) após ampla reforma em toda a sua estrutura. A solenidade de reinauguração acontece a partir das 18h30 com a presença do governador Wellington Dias e do secretário estadual de Cultura, Fábio Novo. A escola, que já formou vários artistas piauienses, ganhou ampliação, melhorias dos laboratórios de dança e teatro e climatização em todas as salas.

Várias apresentações culturais também fazem parte da programação de reabertura como shows de humor e improviso, dança, música e espetáculos teatrais. Dentre as apresentações estão “As pérolas de dona Maria”, “O corpo forma a identidade” e “Prometeu Acorrentado”, peças com atores da própria escola.  

A reforma contemplou todo o espaço físico da escola com ampliação das salas e biblioteca, adequação do piso para as aulas de dança e teatro, além de climatização e melhorias nas instalações elétricas, hidráulicas e forro do teto. Assim como as outras casas de cultura revitalizadas e mantidas pelo Estado, todas as salas fazem homenagem a grandes artistas piauienses do teatro e de outras áreas. As fachadas laterais e principal foram recuperadas e a escola ganhou iluminação de LED.

“A nossa meta é revitalizar e dar vida a todos os espaços culturais do Estado e com a escola de teatro não poderia ser diferente. A escola já é uma realidade com alto padrão de qualidade pra formar e incentivar jovens artistas”, conta o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, que afirma ainda que houve aumento de 35% nas matrículas da escola este ano.

A escola já formou vários atores piauienses e incentiva a revelação de novos talentos da cidade. Os cursos possuem duração de um ano e meio, com validade em todo o território nacional, além da formação em arte dramática a escola também oferece cursos de dança e música. Os alunos têm aulas de voz, corpo, música, teatro e interpretação de texto, harmonia e composição, além da prática instrumental.

Histórico

A Escola Técnica Estadual de Teatro Profº José Gomes Campos foi criada e 2006 no governo Wellington Dias. É uma entidade pública com ações educativas e culturais, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Secult), jurisdicionada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da 4ª Gerência Regional de Ensino – 4ª GRE e Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep).

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: