Escola de Teatro realiza I Mostra de Artes Cênicas nesta sexta-feira


Escola de Teatro

Escola de Teatro Foto: Ascom Secult

A Escola Técnica Estadual de Teatro Professor Gomes Campos realiza nesta sexta-feira (29) a I Mostra de Artes Cênicas, com apresentação de teatro, dança e música. O evento acontece na sede da escola, próximo ao Ginásio Verdão, na zona Norte de Teresina. A abertura será a partir das 16 horas. 

“O principal objetivo da Mostra é divulgar a arte e a cultura locais. Temos uma escola referência, que já formou grandes atores piauienses. Será um evento com muitas expressões corporais, que vão falar da história cultural do nosso Estado, dos nossos artistas”, diz o coordenador da Escola, Francisco da Silva Pereira.

A partir das 16h30, os alunos formandos do curso de teatro do primeiro semestre deste ano apresentam o espetáculo “A nova Helena”, sob a direção da professora Emanuelle Vieira. Em seguida, os alunos do Curso Técnico de Dança apresentam a coreografia “Diferenças”, do coreógrafo e professor Márcio Gomes. A coreografia “Transições Amorosas”, assinada por Hulda Lopes, é apresentada pelos alunos do II módulo do curso de dança.

A dança segue na programação, com apresentações do solo “O que sinto em mim”, com Alex de Jesus, e do dueto “Relação”, com Jhussyelle Reis e Carlos Eduardo. Relação é um dueto que conta a história de um casal. Entre brigas, reconciliações, alegrias, tristezas, os dois vão descobrindo e construindo seu relacionamento. A conexão mantida com o observar do parceiro e o carinho em um simples toque passam a fazer mais sentido a cada segundo.

A partir das 18 horas acontece um talk show com o dramaturgo Aci Campelo e com o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, que vai falar um pouco da sua experiência no teatro. Às 19 horas acontece o espetáculo “Prometeu Acorrentado”, com formandos do curso de teatro do primeiro período deste ano, sob a direção de Edinho do Monte.

Clássico contra a opressão e o tiranismo, Prometeu Acorrentado, escrito por Ésquilo em 452 a 459 a.C aproximadamente, se constitui em um grandioso combate ao autoritarismo, na necessidade de ser firme naquilo em que se pensa, no caráter libertador. Nesta montagem de costume minimalista, a trágica história do herói épico surge calcada no trabalho dos atores e com uma trilha sonora criada a partir de improvisos sonoros ensaiados e produzidos pelo próprio elenco.  Perseverança, crença na humanidade e amor ao próximo, são só algumas das várias questões levantadas pelo herói que, mesmo em situação funesta, jamais perde a fé no homem e a esperança de que dias melhores virão.

A Escola Técnica Estadual de Teatro Professor Gomes Campos faz parte da Secretaria Estadual de Cultura - Secult. A sede da escola será a próxima a ganhar reforma. Atualmente, são oferecidos os cursos técnicos em teatro, dança e instrumento musical. São 365 alunos matriculados. 

Fonte: Ascom Secult

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: