Educação

Escola Camilo Filho reforça ensino de matemática de maneira criativa

A brincadeira da "dança das argolas" está fazendo com que os alunos aprendam de forma divertida

Segunda - 05/03/2018 às 14:03



Foto: Reprodução Escola Camilo Filho
Escola Camilo Filho

Mais tempo na escola, mais aprendizado e diversão. É assim o dia-a-dia dos estudantes da Escola Municipal Professor José Camilo da Silveira Filho, que desde 2017 passou a funcionar em jornada de tempo integral, ampliando e favorecendo a formação completa dos alunos. A escola fica localizada no Planalto Uruguai, zona leste de Teresina, e atende 512 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.


Uma forma divertida que os professores encontraram para trabalhar o reforço na matemática com as crianças do 4º e 5º ano do ensino fundamental foi a ‘dança das argolas’. Segundo Renato Silva, diretor da escola, a brincadeira funciona de forma dinâmica com o objetivo de despertar nos estudantes o raciocínio lógico de forma criativa. 


“Os professores da disciplina de matemática resolveram montar essa brincadeira, que é uma versão da dança das cadeiras, para ensinar a tabuada de adição para as crianças. Então os alunos giram ao redor das argolas e dentro delas tem possíveis resultados das contas. Antes da música parar é apresentado uma soma e os alunos precisam calcular mentalmente e entrar na argola com o resultado correto. Continua na brincadeira os que acertam o maior número de resultados”, explica o gestor.


Ainda segundo o direto, a jornada de tempo integral contribui para uma formação plena, com os estudantes não só permanecendo mais tempo na escola, mas desenvolvendo suas habilidades cognitivas e socioemocionais.


Alinhado às disciplinas curriculares, os estudantes participam de aulas de reforço e atividades esportivas e artísticas, como teatro, dança, música, xadrez, reforço, entre outras. A alimentação escolar também foi reforçada e os alunos trocaram as horas ociosas por momentos de novos aprendizados na escola.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: