Educação

Escola Camillo Filho tem boa aceitação com a nova modalidade integral

Os resultados dos alunos têm sido positivos

Quinta - 23/03/2017 às 17:03



Foto: Prefeitura de Teresina Escola Camillo Filho
Escola Camillo Filho

Mais tempo na escola, novas práticas esportivas e orientação nas tarefas são alguns dos benefícios que chegam junto com as escolas de tempo integral.  A Escola Municipal Professor José Camillo da Silveira Filho é uma das 18 unidades de ensino municipal que está passando por adequações físicas e pedagógicas para permanecer com os estudantes durante todo o dia, oferecendo, além das aulas regulares, reforço escolar, práticas esportivas, aulas no laboratório, entre outras atividades, ampliando a carga horária anual de 800 para 1.600 horas/aula.

E os resultados dessa nova modalidade oferecida pela Prefeitura Municipal de Teresina neste ano de 2017, esta sendo pontuado como positivo, é o que relata Francisca das Chagas, mãe da Lorrane dos Santos, que cursa o 2º ano na nova escola. “A jornada ampliada chegou como suporte. Foi muito bom para mim, pois trabalho o dia todo e não tinha como controlar todas as atividades da minha filha, abrindo espaço para ela assistir muita TV, ter uma alimentação desequilibrada e fazer as atividades escolares sozinha. Ficando na escola o dia todo, ela vai usar o tempo para aprender mais”, avalia.

Com intencionalidades definidas as disciplinas regulares são intercaladas com atividades como xadrez, ampliação dos projetos de leitura e até as aulas de judô, que, realizadas durante todo o dia deverão refletir diretamente no aprendizado dos estudantes.

A estudante Ana Gabriela de Sousa Lira, que esta cursando o 5° ano do ensino fundamental declara o carinho pela escola. “Eu estou gostando de todas as atividades que estão sendo realizadas na escola. Gosto muito de estudar e quero tirar sempre boas notas.

Gosto das refeições que estou fazendo agora. E não quero sair da escola, pois, tenho aulas todos os dias e os professores e o diretor são bem presentes no meu dia-a-dia”, comenta a aluna.Segundo Renato Silva diretor da Escola Municipal Professor José Camillo da Silveira Filho, localizada no bairro Esplanada do Uruguai, zona Leste de Teresina o entusiasmado com a mudança, a ampliação do tempo de permanência na escola representa mais chance de aprendizado e uma melhoria na vida dos 510 alunos matriculados na escola.

“A expectativa é a melhor possível, há muito tempo gostaríamos de ter mais tempo com nossas crianças, e este ano aconteceu oficialmente”, comenta. O diretor conta ainda que antes mesmo de aceitar a proposta da Prefeitura de Teresina para o novo modelo de jornada, consultou a comunidade. “Primeiramente conversamos com a comunidade, que apoiou totalmente o projeto. Os pais sabem que a escola de tempo integral exige compromisso redobrado, por isso nossa expectativa vem acompanhada de ainda mais dedicação”, concluiu o diretor.

Ao todo, 18 escolas estão sendo preparadas para atender alunos em jornada de tempo integral, sendo 10 Centros Municipais de Educação Infantil e oito escolas de Ensino Fundamental. Duas creches também possuem berçário, recebendo crianças a partir de 6 meses de idade.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, Kleber Montezuma, as equipes escolares foram consultados sobre a mudança, que atende metas essenciais dos planos nacional e municipal de Educação. A carga horária dos alunos passa de 800 horas para 1.400 horas no ano. “Mais tempo na escola significa aprender mais e com mais qualidade. Estamos iniciando com 18 escolas e a ideia é expandir, para que nos anos futuros possamos ter mais escolas em tempo integral. Um sonho para todo pai e toda mãe”, destaca.

A iniciativa segue modelos de educação que são sucesso dentro e fora do país, afim de qualificar a vida acadêmica dos estudantes. Para os especialistas, a escola de tempo integral ocupa os jovens com atividades diversificadas enquanto os pais trabalham, transformando o tempo ocioso em aprendizado.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: