Educação

Escola Augustinho Brandão conquista 13 medalhas na X Olimpíada Piauiense de Matemática

Divulgado resultado da 10ª Olimpíada Piauiense de Matemática (OPIM)

Terça - 15/01/2019 às 02:01



Foto: CCOM Olimpíada
Olimpíada

Foi divulgada na manhã desta segunda-feira, 14, durante programação da Rádio FM Universitária - 96,7 da Universidade Federal do Piauí (UFPI) o resultado da Olimpíada Piauiense de Matemática (OPIM), competição que envolve mais de 100 escolas públicas e privadas do Ensinos Fundamental e Médio. Com provas aplicadas nos meses de outubro e novembro de 2018 em 15 polos espalhados pelo Estado, a OPIM mobilizou mais de 20 mil estudantes de 50 municípios.

A olimpíada é uma realização da UFPI, em um esforço conjunto com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e algumas secretarias municipais, para incentivar o estudo da matemática.

A lista de medalhistas nas modalidades Bronze, Prata e Ouro foi anunciada pelo reitor da Universidade Federal do Piauí, José Arimatéia Dantas Lopes; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, João Xavier da Cruz Neto, e o coordenador da Olimpíada Piauiense de Matemática, João de Oliveira. Além disso, também foram premidas três escolas com melhor desempenho.

Da rede pública destacou-se o Centro de Educação em Tempo Integral (CETI) Augustinho Brandão. Seus alunos conquistaram 13 das 17 medalhas conquistadas pelas escolas da rede estadual. Sendo três medalhas de ouro no Nível 3 (Ensino Médio), dentre os 12 ouros distribuídos nesse nível para escolas públicas e privadas. O Augustinho Brandão também ficou em terceiro lugar na categoria Melhor Desempenho Geral, atrás apenas do Instituto Dom Barreto e do Colégio Sagrado Coração de Jesus.

O secretário de Estado da Educação, Hélder Jacobina, diz que a olimpíada é muito importante para o desenvolvimento da matemática na rede pública.  "Tem sido uma pauta da Unidade de Ensino incentivar a OPIM para proporcionar esse avanço do aprendizado da matemática”, destacou.

A Olimpíada Piauiense de Matemática busca fortalecer a conexão entre escolas públicas e privadas e as instituições de ensino de nível superior, num esforço conjunto para que jovens busquem aprofundar seus estudos em Matemática na escola e principalmente na preparação para ingressar na universidade.

A última edição ocorreu no ano de 2013 e contemplou os municípios de Teresina e Parnaíba. A competição foi lançada pela primeira vez no ano de 1998. O evento conta com o apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e da empresa Multilaser.

A lista final com menções honrosas e professores premiados será divulgada em breve no site da OPIM (http://www.opim.ufpi.br/).

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: