Economia

Escândalo da carne no Brasil afetará Mercosul

O Brasil pode perder quase 10% de seu mercado externo de carnes por causa do escândalo.

Domingo - 26/03/2017 às 16:03



Foto: © Reuters Karl Plume Operação Carne Fraca
Operação Carne Fraca

O escândalo provocado no setor de produção de carnes no Brasil pela Operação Carne Fraca afetará de forma negativa o Mercosul, avaliou o especialista uruguaio em integração regional Ignacio Bartesaghi em entrevista à Agência Efe. Diretor do Departamento de Negócios Internacionais e Integração da Universidad Católica do Uruguai, Bartesaghi afirmou que qualquer notícia ligada à qualidade sanitária dos alimentos é negativa e acaba afetando toda a região sul-americana. 

Segundo cálculos do próprio governo federal, o Brasil pode perder quase 10% de seu mercado externo de carnes por causa do escândalo. Várias nações chegaram a bloquear a entrada do produto brasileiro, uma situação que alguns analistas viram como oportunidade para outros países produtores, como a Argentina e o Uruguai. 

No entanto, Bartesaghi avalia que os principais beneficiados com a crise brasileira não seriam os vizinhos do Brasil, mas sim os Estados Unidos e a Austrália. "A vinculação da Argentina e do Uruguai com o Brasil e com o Mercosul é muito alta. Especialmente da ótica asiática, separar o Brasil dos vizinhos é muito difícil", avaliou o especialista.

Bartesaghi também avalia que o impacto da crise da carne brasileira será negativo para as negociações em andamento de um acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. Para o especialista, a imagem do Mercosul foi danificada e a situação do Brasil representa uma "complicação" para o bloco, que tem o setor da carne como um "ponto sensível" do acordo. 

"Em um momento no qual você é um grande 'player' de produtos agrícolas, quando a segurança alimentar e a inocuidade dos alimentos é um assunto central, essa crise é algo muito negativo e um revés importante para o Brasil", disse o especialista. 

Bartesaghi disse que o impacto da crise dependerá como ela será administrada pelo governo brasileiro, que deverá atuar de forma inteligente e "segmentar a crise em determinados estabelecimentos".

"O Brasil está em uma trama generalizada de corrupção em muitos setores, tem um governo frágil em termos de controles. Então, a realidade é que é razoável pensar que o mercado suspeite que isso pode ser algo maior. Até que não se saiba a magnitude, o impacto é totalmente negativo", concluiu Bartesaghi.

O ministro de Pecuária do Uruguai, Tabaré Aguerre, anunciou recentemente a suspensão das importações de três frigoríficos investigados pela Polícia Federal.  Além disso, Aguerre avaliou que o Uruguai será indiretamente afetado caso medidas de suspensão de outros países sejam tomadas contra o Mercosul. 

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: