Saúde

Teresina: 446 cirurgias de câncer de próstata foram feitas este ano

Urologista orienta que homens devem seguir recomendações sobre alimentação e higiene

Sexta - 02/12/2016 às 00:12



Foto: Ascom Câncer de prostata
Câncer de prostata

Somente de janeiro a setembro de 2016, foram feitos 446 procedimentos cirúrgicos em homens com câncer de próstata em Teresina. A quantidade descrita equivale duas cirurgias por dia. O dado foi divulgado hoje pela Secretaria Municipal de Saúde de Teresina, em alusão à campanha Novembro Azul, que pretende alertar os homens para os cuidados com a saúde.

De acordo com Benjamin Carvalho, médico urologista do Hospital Lineu Araújo e presidente da Sociedade Brasileira de Urologia Secção Piauí, o câncer de próstata é considerado o 2º tumor maligno que mais afeta os homens (depois do câncer de pele). Ele explica que a doença não possui sintomas em sua fase inicial e faz um alerta para que a população masculina procure as unidades de saúde com regularidade com o intuito de facilitar a prevenção e diagnóstico precoce de doenças em geral.

O urologista cita também doenças frequentes no grupo masculino. “As doenças variam com a faixa etária. Nos adolescentes e adultos jovens, tem as doenças sexualmente transmissíveis, prostatite, balanopostite (candidíase) e disfunções sexuais. Com o avançar da idade, surgem sintomas do crescimento da próstata (HPB), deficiência da testosterona (queda de libido, disfunção erétil, irritabilidade) bem como os canceres urológicos”, afirma.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que todo homem a partir dos 50 anos deve procurar um profissional especializado para uma avaliação individualizada. Por serem público mais suscetível à doença, aqueles de pele negra ou com histórico de câncer de próstata na família devem começar a partir dos 45 anos. Os exames que permitem diagnóstico do câncer de próstata são PSA, toque retal e biópsia prostática.

Medidas de prevenção ao câncer de próstata

1.Reduzir a ingestão de açúcar e gordura;

2.Aumentar o consumo de frutas e verduras;

3.Evitar o consumo de carne vermelha;

4.Parar de fumar;

5.Praticar atividade física

Higiene corporal 

Benjamin Carvalho comenta ainda a importância da higienização corporal masculina para evitar o aparecimento de doenças. “A higiene do pênis, por exemplo, evita doenças como candidíase e o temível câncer de pênis, altamente comum no nosso meio. Durante o banho, o homem tem que retrair o prepúcio (pele que cobre a glande) e lavar com água e sabão. Não pode esquecer-se de secar bem a região após o banho”, recomenda.

A higienização do órgão genital masculino também deve ser feita após o término das relações sexuais. Ele explica ainda que há casos em que os homens possuem fimose e não conseguem expor adequadamente a glande (parte situada na extremidade do pênis). Então, é recomendável a realização da cirurgia de postectomia como medida de higiene e proteção contra doenças.

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: