Equipe da Seduc participa de Seminário Internacional em São Paulo

De acordo com o agente de Governança da Seduc, Eduardo Castelo Branco, o seminário é parte do esforço de pesquisa do Instituto Unibanco


Deputada federal Rejane Dias (PT-PI)

Deputada federal Rejane Dias (PT-PI) Foto: Reprodução

Uma equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a secretária Rejane Dias embarcam para São Paulo, nesta terça-feira (8), para participar do Seminário Internacional Desafios Curriculares do Ensino Médio que será realizado pelo Instituto Unibanco, nos dias 9 e 10 de novembro, no Teatro Cetip. O evento reúne representantes de outros estados.

De acordo com o agente de Governança da Seduc, Eduardo Castelo Branco, o seminário é parte do esforço de pesquisa do Instituto Unibanco, iniciada em 2015, que visa contribuir para a compreensão das principais questões e dilemas relacionados à estrutura e ao currículo do Ensino Médio no Brasil. O objetivo é, assim, fomentar a construção de soluções comprometidas com a garantia do direito de aprender de cada jovem.

O evento contará com a participação de especialistas que debaterão as propostas para construir uma escola conectada às culturas, experiências e percursos de aprendizagem dos jovens, os desafios enfrentados pelo Ensino Médio no Brasil hoje e a construção de políticas públicas e programas para sua reestruturação, dentre outras questões.

Entre os convidados estão Simon Schwartzman, sociólogo e especialista do Imil; Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco; Antonio Carlos Caruso Ronca, mestre e doutor em psicologia da educação pela PUC-SP; dentre outros.

Pela Seduc participam também do seminário, o superintendente de Gestão da Seduc, Helder Jacobina; o superintendente Institucional da Seduc, José Barros Sobrinho; o superintendente de Ensino, Carlos Alberto; o superintendente de Ensino Superior, Ellen Gera; a diretora da Unidade de Ensino Aprendizagem, Risalva Cardoso; a diretora da Unidade de Gestão e Inspeção, Ana Rejane; a diretora da Unidade de Jovens e Adultos, Conceição Andrade; a  diretora de Educação Profissional da Seduc, Adriana Moura; o agente de Governança, Eduardo Castelo Branco; a gerente de Ensino Médio, Alcina Sotero, e a equipe do Ensino Médio.

Programação Seminário Internacional Desafios Curriculares do Ensino Médio 

Dia 09/11

8h30 às 9h - Credenciamento e welcome coffee
9h às 9h45 - Abertura
9h45 às 11h30 - Juventudes e escolarização na contemporaneidade
11h130 às 13h30 - O currículo do Ensino Médio em perspectiva internacional: desafios e aprendizados
13h30 às 14h30 - Intervalo
14h30 às 16h30 - O currículo do Ensino Médio no olhar de pesquisadores e gestores brasileiros
16h45 às 18h - Conferência - A BNCC brasileira em perspectiva: desafios e aprendizagens para uma reestruturação curricular da escola de Ensino Médio

Dia 10/11

8h às 8h30 - Welcome Coffee
8h30 às 9h - Sistematização dos debates do primeiro dia
9h às 11h - Educação profissional e Ensino Médio em debate
11h às 12h30 - Do Ensino Médio que temos ao Ensino Médio que queremos
12h30 às 13h30 - Intervalo
13h45 às 15h - Currículo, desigualdades e diversidades no Ensino Médio
15h30 às 18h - A reestruturação do Ensino Médio em debate

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: