Geral

Equipamentos vão facilitar comunicação entre presídios e polícias

A Sejus entregou novos equipamentos que serão utilizados pelo órgão no Sistema de Radiocomunicação Digital Troncalizado do órgão.

Sexta - 28/10/2016 às 11:10



Foto: Sejus Equipamentos vão facilitar comunicação entre sistema prisional e polícias
Equipamentos vão facilitar comunicação entre sistema prisional e polícias

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), entregou, em solenidade nesta quinta-feira (27), na Penitenciária Irmão Guido, novos equipamentos que serão utilizados pelo órgão no Sistema de Radiocomunicação Digital Troncalizado, que tem como objetivo integrar o sistema prisional às forças de segurança pública.

Foram entregues 30 novos rádios comunicadores portáteis, 11 rádios comunicadores fixos (para serem utilizados em bases e em viaturas) e uma repetidora digital transportável. Os equipamentos foram adquiridos como parte do plano de segurança prisional que vem sendo implementado pelo Governo do Estado desde 2015.

O Sistema, de acordo com o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, funcionará facilitando a articulação de ações entre os presídios e entre o sistema penitenciário e as polícias Militar e Civil, Força Tática da PM, Corpo de Bombeiros, Samu, Strans, dentre outros órgãos que, por ventura, possam colaborar com a ordem na área de segurança.

“É, sem dúvida, um avanço para o sistema prisional. Esses equipamentos permitirão eficácia na comunicação estratégica de ações, equipamentos de equipamentos de última geração, com tecnologia de ponta, que vão dar uma nova e eficiente dinâmica ao trabalho da Secretaria de Justiça”, pontua Oliveira.

O subcomandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, destaca que a Polícia Militar, a exemplo da Secretaria de Justiça, vai se articular para adquirir esse tipo de equipamento, que, segundo ele, vai melhorar a comunicação dentro da capital e com as bases da corporação no interior, dando mais eficiência no combate à criminalidade.

O investimento nos novos equipamentos é próprio da Secretaria de Justiça do Estado e na ordem total de R$ 367 mil. Os rádios contam com sistema digital e GPS e tecnologia que impede interceptação. A Sejus também entregou novos materiais de proteção individual para o Grupo de Intervenção Prisional, como coletes e uniformes.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: