Economia

Equatorial Energia compra a Cepisa em lance único

A empresa é uma holding que controla a Cemar, no Maranhão, e a Celpa, no Pará

Quinta - 26/07/2018 às 13:07



Foto: Luísa Melo/G1 Leilão da Cepisa em São Paulo
Leilão da Cepisa em São Paulo

A Equatorial Energia comprou, nesta quinta-feira (26), a Companhia de Energia do Piauí (Cepisa), no 1º leilão de privatização de distribuidoras controladas pela Eletrobras, realizado na sede da B3 (antiga BM&F Bovespa), em São Paulo. A empresa foi a única a dar lance no leilão. 

A empresa é uma holding que controla a Cemar, no Maranhão, e a Celpa, no Pará. A Equatorial Energia deu o lance com índice de deságio de 119% no valor do índice combinado na flexibilização na tarifa. Neste momento, o BNDS está fazendo o cálculo para divulgar o valor exato da compra.  

O leilão da Cepisa foi tratado pelo governo como primordial para dar uma sinalização positiva para o mercado e acionistas da Eletrobras. Sobre o fato de uma única empresa se interessar pela Cepisa, o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, disse que "o objetivo do governo era começar" (o processo de venda das distribuidoras). Ele acrescentou ainda que a Equatorial é um grande grupo e bem preparado para atender o Piauí "com energia barata e de boa qualidade", uma vez que já está presente no Nordeste 

Plano de privatização 

O ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, afirmou nesta quinta que a privatização busca dar "racionalidade" ao sistema, melhorando o sistema, e não capitalizar a Eletrobras. 

Ao todo, serão privatizadas seis distribuidoras de energia controladas pela Eletrobras. Além da Cepisa, ainda serão vendidas: 

Amazonas Distribuidora de Energia; 

Boa Vista Energia; 

Centrais Elétricas de Rondônia; 

Companhia de Eletricidade do Acre; 

Companhia Energética de Alagoas. 

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: