Ciência & Tecnologia

Eólicas de Marcolândia geram 4,5 mil empregos; investimento foi de R$

Empregos Piauí Wellington Dias Eólicas

Sábado - 16/01/2016 às 15:01



Foto: Roberto John Governador Wellington Dias e vice Margareth Coelho inaugurando Parque Eóllico
Governador Wellington Dias e vice Margareth Coelho inaugurando Parque Eóllico
Com 247 Aero geradores, geração de 437 megawatts e investimento de 1.8 bilhões de reais, os Parques Eólicos Chapadas do Piauí compõem o maior complexo gerador de energia da Contour Global no mundo. O investimento gerou 1.500 empregos diretos e 3.000 indiretos valorizando a comunidade local com projetos sociais, financiados pelo BNDES tais como recuperação de escolas, incentivo aos grupos culturais locais, em especial de jovens estudantes.

A Contour Global detém 58 complexos de geração de energia eólica espalhados pela Europa, América Latina e África, gerando um total de quatro mil giga watts. O investimento no Piauí contou com uma intensa parceria e colaboração dos governos federal, estadual e dos municípios onde estão instaladas as unidades de aero geradores, que beneficiam cada proprietário, nativos dos municípios, com uma renda mensal de R4 1,4 mil a R$ 1,8 mil.

O governador Wellington Dias e um entusiasta desse tipo de empreendimento e, desde o primeiro mandato, insiste no potencial energético do Piauí a partir de fontes de renováveis, como usinas eólicas, solares e de biomassa, além das hidroelétricas.

Segundo o governador, o potencial energético do Piauí é maior que a capacidade da Usina de Belo Monte. A energia gerada pelo Piauí por essas várias fontes vai deixar o Piauí autosuficiente para suprir suas necessidades energéticas.

De acordo com o projeto, o excedente será vendido à Eletrobrás que se encarregará de gerir e distribuir essa energia e repassar os créditos à empresa geradora.
 

Fonte: Roberto John

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: