Entretenimento

FILMES

Filmes que prestigiam o Nordeste Brasileiro

Lisbela e o Prisioneiro se passa em Pernambuco, retratando a cultura nordestina com bastante humor e autenticidade

Da redação

Segunda - 06/03/2023 às 22:56



Foto: Divulgação ó PAI ó
ó PAI ó

Existem várias obras artísticas ligadas ao Nordeste, inclusive uma série de filmes que se tornaram internacionalmente conhecidos. Por retratarem a realidade, cultura, os hábitos, sotaque e comidas típicas da região, eles ficam marcados e ajudam a valorizar essa parte do país. Neste texto você conhecerá (ou relembrará) alguns desses filmes.

Ó Paí, Ó

Esse é um clássico de 2007 que conta com grandes nomes como Lázaro Ramos, Wagner Moura e Dira Paes. A comédia se passa na Bahia, retratando um conjunto de moradores de um cortiço na capital do estado, Salvador. Nesse cortiço, a convivência entre as diferentes pessoas é muito intensa.

Eles compartilham quase tudo e amam fazer festas juntos, com a exceção de uma pessoa: obviamente, a síndica. Em certo momento, ela chega até a impedir o fornecimento de água para punir os moradores pelo excesso de festas. “Ó Pai, Ó” também retrata muito bem a cultura e comidas típicas da Bahia, chamando atenção para o famoso acarajé.

Lisbela e o Prisioneiro

Essa também é uma comédia, mas romântica. Com os protagonistas interpretados por Débora Falabella (Lisbela) e Selton Mello (Leléu), o filme lançado em 2003 mostra a imprevisibilidade do amor quando Lisbela se apaixona pelo malandro Leléu. O único problema é que a moça já estava com seu casamento marcado.

Lisbela e o Prisioneiro se passa em Pernambuco, retratando a cultura nordestina com bastante humor e autenticidade. Por fazer esse registro tão fidedigno, mas ao mesmo tempo buscando um formato parecido com os filmes norte-americanos, a obra acabou sendo premiada em vários locais. É uma escolha certa para conhecer os filmes clássicos sobre o Nordeste.

Bacurau

Os filmes sobre o Nordeste não fizeram sucesso apenas na década de 2000. Em pleno 2019 Bacurau resgatou o retrato fidedigno da região, ilustrando dessa vez o Rio Grande do Norte e trazendo a cultura nordestina de novo para as telas. E isso rendeu simplesmente o Prêmio do Júri no Festival de Cannes, no mesmo ano do lançamento.

A trama mostra um povoado chamado Bacurau, que vive uma sequência de fatos bem curiosa: quando uma senhora e grande referência da comunidade morre aos 94 anos, os moradores acabam descobrindo que vivem fora de qualquer mapa. Para completar, começam a receber visitantes e a ver drones repentinamente. Concluem: “estamos sendo atacados”. E a partir daí o filme se desenvolve.

Vidas Secas

Quem tem o costume de ler pode conhecer o livro Vidas Secas e talvez não saber que existe um filme baseado nessa obra de Graciliano Ramos. A obra cinematográfica se ambienta em Alagoas e mostra a fome e sede que infelizmente são formas em que regiões como o sertão nordestino acabam se tornando conhecidas.

O filme foi feito com vários atores amadores e lançado em 1963, sendo assim um clássico, bem como o livro. Também foi indicado ao Cannes, contando a historia de uma família que luta pela sobrevivência, exemplificando com louvor os efeitos mais cruéis da desigualdade social. Vale a pena assistir e refletir sobre essa questão.

O Auto da Compadecida

Seria esse filme a obra mais famosa sobre o Nordeste? Se você não assistiu, faça isso assim que acabar de ler esse texto. Essa é uma comédia estrelada também por Selton Mello, além de outros grandes atores como Denise Fraga, Marco Nanini e Lima Duarte. Nele, dois homens conseguem um emprego em uma cidade da Paraíba. Nesse serviço, ficam indignados pois o chefe trata melhor a sua cachorra do que os próprios empregados.

A trama é repleta de subtramas  encenadas no deserto do sol escaldante, como do jogo sun fire do Platin novos jogos mas que com muito humor traz uma critica social interessante.

Conclusão

Os filmes sobre o Nordeste são em sua maioria humorísticos, mas todos retratam algum tipo de desigualdade também. Por criarem esse tipo de aventura, que reúne emoções muito positivas, mas também negativas, acabam conquistando o público brasileiro e internacional.  Assistir os filmes dessa lista jamais será um tempo perdido.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: