Entretenimento

MEDO

Cineasta afegã se desespera com Talibã em Cabul: ‘Vieram nos matar’

Com o grupo no comando do país, o povo afegão tem medo da opressão que pode sofrer, algo que eles já sentiram na pele nos anos 90.

Segunda - 16/08/2021 às 11:40



Quem acompanhou o noticiário nos últimos dias e mais precisamente no último final de semana, pode ver o caos que se instalou no Afeganistão com a tomada do poder do grupo Talibã e a saída das tropas americanas do país. A cineasta Sahraa Karimi fez um vídeo onde retrata bem isso.

“O Talibã entrou em Kabul, infelizmente, e estamos cercados”, afirmou Karimi enquanto mostra a rua à sua casa, com membros do Talibã armados.

Com o grupo no comando do país, o povo afegão tem medo da opressão que pode sofrer, algo que eles já sentiram na pele nos anos 90.

“O Talibã cercou Cabul. Fui ao banco tirar dinheiro, estava fechado e vazio. Não consigo acreditar que isso aconteceu. Peço outra vez que rezem por nós. Pessoas do mundo, por favor, não fiquem em silêncio. Eles estão vindo nos matar”, escreveu Karimi no Twitter.


Sahraa Karimi foi a primeira mulher a ocupar a direção da Afghan Film, organização estatal responsável pelo cinema afegão.

A tomada da capital do Afeganistão, Cabul, pelo Talibã foi sacramentada no dia 15 de agosto, logo após o presidente norte-americano Joe Biden retirar as tropas que ocuparam o país ao longo dos últimos 20 anos.

Com todo o caos no país, o presidente Ashraf Ghani aceitou a derrota para o grupo Talibã e deixou o Afeganistão. Muitas pessoas já estão buscando atravessar as fronteiras do país e lotando os aeroportos.


Fonte: O Fuxico

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: