Política

Entrega de comendas marca os 300 anos de Oeiras

Legislativo e Executivo homenagearam personalidades no final de semana

Sexta - 15/12/2017 às 12:12



Foto: Reprodução Wellington Dias recebeu a Medalçha do Mérito Legisltivo da s mãos do presidente Themístocles Filho
Wellington Dias recebeu a Medalçha do Mérito Legisltivo da s mãos do presidente Themístocles Filho

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), presidiu no final da tarde de sexta-feira (15), a sessão solene na Câmara Municipal de Oeiras, que marcou o início das comemorações pelos 300 anos do município, com o descerramento de uma placa comemorativa na prédio do Legislativo. Por volta das 19h, teve início a solenidade no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes para entrega da Medalha Comemorativa dos 300 anos a várias personalidades.

Receberam a medalha o governador Wellington Dias, ex-governador Wilson Martins, ex-deputado federal B. Sá, ex-deputado estadual e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Luciano Nunes, ex-deputados estaduais Juarez Tapety, Moisés Reis e José Isaías da Silva (Zeca Diabo, in memoriam), Paulo de Tarso Ribeiro Gonçalves (in memoriam), Edilberto Dinkelborg, Flávio Antônio Mendes da Silva, Inácio Francisco de Araújo Costa, Petronília do Rego Amorim e Anchieta Ramos Santos (que é descendente de Manuel de Sousa Martins, o Visconde da Parnaíba).

A lei

A Assembleia Legislativa promulgou a Resolução nº 486/2017, que instituiu a medalha do Mérito Legislativo dos 300 anos de Oeiras, e através deste instrumento, homenageou personalidades destacadas do passado e do presente, que prestaram relevantes serviços à cidade e ao estado do Piauí. “A medalha dos 300 anos de Oeiras, instituída pela resolução 486/2017, é outorgada aos agraciados, em momento único, nesta data, e por isso mesmo se reveste da mais significativa importância para o parlamento piauiense, para a cidade de Oeiras e para o Piauí”, disse o presidente da Alepi.

Executivo

Além das solenidades do Legislativo, Oeiras também foi palco de várias homenagens do Executivo, que incluiu a entrega pelo governador Wellington Dias da Comenda da Ordem Estadual Oeiras 300 anos a 32 personalidades e instituições. A entrega aconteceu no sábado (16), às 9h, no Cine Teatro de Oeiras.

Foram homenageados: Ademar Seabra da Cruz Júnior, Antônio de Almendra Freitas Neto, Antônio Fonseca dos Santos Neto, Antônio José de Moraes Souza Filho, Dom Augusto Alves da Rocha, Bandolins de Oeiras, Benedito de Carvalho Sá, Bessah Araújo Costa Reis Sá, Celina Vieira Martins, Congos de Oeiras, Dom Edilson Soares Nobre, Francisco de Assis Carvalho Gonçalves, Fundação Dom Edilberto Dinkerborg, Guilherme Cavalcante de Melo, Hélio Isaias da Silva, Instituto do Patrimônio, istórico e Artístico Nacional – IPHAN, Instituto Histórico de Oeiras, José Alberto Pinheiro de Araújo, José Nogueira Tapety Júnior, José Raimundo de Sá Lopes, Juarez Piauhyense de Freitas Tapety, Dom Juarez Sousa da Silva, Lili Doces, Luciano Nunes Santos, Luciano Nunes Santos Filho, Mauro Expedito Reis de Freitas Tapety, Moisés Ângelo de Moura Reis, O. G. Rêgo de  Carvalho – “Post Mortem”, Possidônio Nunes de Queiroz – “Post Mortem”, Primeira Igreja Batista de Oeiras, Themístocles de Sampaio Pereira Filho e Wilson Nunes Martins.

Mais festa

As atividades comemorativas aos 300 anos terão continuidade nos próximos dias 25 e 26 de dezembro que será marcada por show na Praça de Eventos, show pirotécnico, Concerto de Sinos das Igrejas – Catedral de Nossa Senhora da Vitória, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Conceição e Sagrada Família, inauguração da reforma e ampliação da Sede da Secretaria Municipal de Saúde, inauguração da Praça do Conjunto Parque e da Nova Museografia do Museu de Arte Sacra de Oeiras e lançamento de livros.

Solenidade em Oeiras
Themístocles Filho com a mãe, Dona Anatália

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: