Política

Entidades querem levar 500 mil pessoas a Brasília para luta contra o impeachment

A concentração será em Brasília, onde estão sendo esperadas mais de 100 mil pessoas a partir deste sábado

Sábado - 27/08/2016 às 23:08



Foto: Agência PT Militantes voltam a Brasília para tentar impedir o
Militantes voltam a Brasília para tentar impedir o "golpe contra Dilma"

Entidades sindicais, representantes dos movimentos e dos partidos de esquerda estão organizando um grande protesto contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff. A concentração será em Brasília, onde estão sendo esperadas mais de 100 mil pessoas a partir deste sábado, quando será montado o “Acampamento Nacional Em Defesa Democracia”, ao lado do Ginásio Nilson Nelson, no setor central da capital federal.

De acordo com os organizadores, a meta inivial é levar 500 mil pessoas a Brasilia na última semana da luta contra o "golpe". Vários lideres nacionais que são contrários ao afastamento da presidente deverão marcar presença no acampamento. O ex-presidente Lula está entre os esperados e deverá discursar para a militância defensora de Dilma ainda no domingo.

Nesta sexta-feira (26.08), as entidades que estão organizando os protesto emitiram nota orientando sobre o que será feito e toda a programação. Confira a seguir, a nota emitida aos líderes dos movimentos sociais, entidades e partidos:

“Em reunião do coletivo distrital da Frente Brasil Popular, com a presença de integrantes do coletivo nacional, fizemos as seguintes definições em relação à reta final da luta contra o golpe, em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores que estão sendo ameaçados.

1 - O Acampamento Nacional Em Defesa Democracia e dos Direitos será montado a partir do domingo (28/8), ao lado do Ginásio Nilson Nelson. O acampamento é o ponto de referência da resistência popular e terá uma programação até o encerramento do processo do impeachment no Senado, previsto para terminar no dia 30.

2 - No domingo pela manhã, haverá uma grande plenária em defesa dos direitos dos trabalhadores, organizada pela CUT, que completará 33 anos na data. Essa atividade pretende mobilizar os trabalhadores do DF e animar a luta contra o golpe.

3 - Na segunda-feira, dia 29, a presidenta Dilma vai ao Senado Federal fazer a sua defesa no processo de impeachment. Ela fará o discurso de defesa, ainda pela manhã, e depois responderá os questionamentos dos senadores. A previsão é que a sessão se estenda e termine apenas no final da noite.

4 - Por isso, o grande ato pela democracia será realizado a partir das 18h, em frente ao Senado Federal. Caravanas virão de todo o país e chegarão de manhã e de tarde para manifestar contra o golpe, que culminará com o ato no período da noite.

5 - Na período da manhã, a militância fará uma recepção para Dilma em frente ao Senado, para dar força para que a presidenta eleita por 54 milhões de voto enfrente os golpistas na sabatina. Rosas devem ser levadas para criar uma simbologia. Esse formato foi definido em diálogo com a equipe do Palácio do Alvorada, levando em consideração outras propostas.

6 - Durante o período da manhã e da tarde, as caravanas dos estados vão chegando no acampamento e organizando o espaço. No final da tarde, em torno das 16h, a marcha sairá para o ato político em frente ao Senado.

7- Na terça-feira, no dia 30, quando está prevista a votação, será realizado mais um ato contra o golpe, a partir das 18h (se não houver mudança no roteiro do golpe no Senado).

Pedimos que todos os movimentos populares, sindicatos, entidades, coletivos e comitês repassem esse informe para orientar a militância.
Secretaria Operativa da Frente Brasil Popular”.

Fonte: Frente Brasil Popular

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: