Entidades divulgam carta em apoio à candidata a presidente do PT de Teresina

Nayara Costa tem 29 anos e conta com o apoio da militância jovem do PT


Nayara Costa com os deputados petistas Cícero Magalhães e Aluísio Martins

Nayara Costa com os deputados petistas Cícero Magalhães e Aluísio Martins Foto: Paulo Pincel

Entidades sindicais, partidos políticos e a militância petista se reúnem na tarde desta terça–feira (25/4), a partir das 17h,  na sede do  Diretório Estadual Teresina, para divulgação de um documento assinado por representantes de diversos setores da sociedade em apoio à candidatura da ex-secretária da Juventude do PT estadual, Nayara Costa.

A nova liderança petista disputa no próximo domingo (30), o segundo turno da eleição para presidência do PT em Teresina, contra o ex-vereador Gilberto Paíxão. Como Nayara encara a disputa, será a juventude contra a tradição.  

Nayara Costa tem 29 anos, é ex-secretária da Juventude do PT  e foi a grande surpresa no primeiro turno das eleições do PT na capital, disputada no último dia 9 de abril.

Além da militância petista, a leitura da carta vai contar com a presença do atual presidente do PT de Teresina, Esmerindo Oliveira, apoiador da candidatura de Nayara Costa, deputado estadual Cícero Magalhães, ex-vereadora Rosário Bezerra, professores da Universidade Estadual do Piauí, sindicalistas ligados aos rodoviários e demais lideranças de bairros e até de outros partidos de esquerda, como PC do B e PCO.

Nayara com o governador Wellington Dias
Nayara Costa com Wellington Dias: a juventude contra as forças tradicionais do PT

Distância

“O PT tem que acreditar nas novas lideranças, na militância. A direção do PT se afastou dessas pessoas. Colocamos nosso nome à disposição acreditando sim, que existem mulheres, homens, jovens... que podem fazer essa diferença. Você vê a vontade dessas pessoas de ainda participarem do PT, mas falta uma apromixação da direção do partido”, reclama a candidata.

Segundo ela,   “Neste primeiro momento queremos buscar o apoio dos movimentos sociais organizados, apoio do movimento da juventude do partido, do movimento de mulheres, das nossas lideranças políticas... queremos a construção de um partido renovado, de um partido que realmente tenha a cara do PT, tenha a cara da evolução”, defende Nayara Costa, que também vai buscar o apoio de Jetan Pinheiro, terceiro colocado no primeiro turno, para vencer as eleições no PT de Teresina. 

Gilberto Paixão, Assis Carvalho e Nayara Costa
Gilberto Paixão tem o apoio da ala tradicional do PT, como Assis Carvalho. Nayara Costa aposta na renovação para vencer 

Primeiro turno

Nenhum dos três candidatos que disputaram o primeiro turno das eleições, no dia 9 de abril, alcançou os 50%+1 dos votos válidos para se eleger. Votaram 1.128 filiados. Gilberto Paixão obteve 547 votos. A segunda colocada, Nayara Costa, ficou com 373 votos e Jetan Pinheiro, em terceiro, somou 208 votos.
 

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: