Geral

Entidades discutem ações de combate a estiagem em Campo Maior

BNB Defesa Civil Campo Maior SAAE STTR

Sexta - 27/03/2015 às 11:03



Foto: Arquivo As perdas na lavoura
As perdas na lavoura
No inverno deste ano Campo Maior recebeu somente 600 milímetros de chuva, metade do que estava sendo previsto pela Defesa Civil. A informação acendeu o alerta do Sindicato Municipal dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) que convocou representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Defesa Civil, Emater e Banco do Nordeste para encontrarem medidas com relação ao problema da seca.

Francisco das Chagas Silva, "Chaguinha", presidente do STTR disse que já foi decretado estado de emergência, mas precisa de medidas mais urgentes. “A reunião tem como objetivo tirar encaminhamentos para amenizar a situação da seca”, frisou o sindicalista que lembrou ainda a importância da participação do município através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). “Através destas parcerias estamos conseguindo ajudar nossos trabalhadores, principalmente com abastecimento de água”, comentou informando que já foram feitos 66 sistemas de abastecimento pelo SAAE nessa gestão.

Edilson da Vargem, responsável pela Defesa Civil de Campo Maior disse se não chover até junho os agricultores do município terão uma perda de aproximadamente 50% da produção. “A primeira e segunda plantação já foi perdida”, informou.

O gerente do Banco do Nordeste de Campo Maior, Jairo Ibiapina disse que o BNB está regularizando os empréstimos dos agricultores em atraso dando, inclusive, bônus que chagam a 85% e prorrogações de dividas. “Ano passado tivemos números históricos onde foi investido cerca de 30 milhões, sendo 70% na zona rural”, revelou.

Baseado no encaminhamento elaborado na reunião, o Sindicato vai buscar soluções junto aos órgãos estaduais.

Fonte: Weslley Paz

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: