Entidade médicas e Sesapi fecham parceria com Hospital de Berlim

convenio sesapi hospital berlin


As entidades médicas (CRM/PI, SIMEPI e ASPIMED), a Secretaria Estadual de Saúde e a Delegação do Hospital de Trauma de Berlim (UKB) fecham parceria visando a intercâmbio entre os médicos, piauienses e alemães, especialistas em ortopedia e neurologia. Em reunião, realizada no último sábado (06/10), na sede do CRM/PI, os representantes destas instituições discutiram os graves problemas enfrentados, diariamente, no atendimento a pacientes com traumas ortopédicos e crânio encefálico. 
Na oportunidade, o neurocirurgião Daniel França apresentou os dados alarmantes do atendimento realizado no Hospital de Urgência de Teresina – HUT. Segundo ele, no Piauí, em média, três pessoas morrem por dia vítimas de acidentes com motos. “50% dos pacientes com trauma crânio encefálico grave morrem”, revela o especialista, declarando que o cenário é preocupante.
Sobre o que fazer para reduzir esse número, o diretor-chefe do UKB, doutor Axel Ekkernkamp, sugeriu que, primeiramente, seja realizada uma pesquisa analítica que revele as causas dos acidentes e, em seguida, fazer a prevenção. “Fizemos dessa forma em Berlim. A pesquisa mostrou que apenas 5% dos acidentes estavam relacionados ao consumo de álcool e a causa da maioria dos acidentes era alta velocidade em áreas inadequadas”, explica o diretor, colocando-se a disposição para interagir com os profissionais do Estado.
O presidente do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM/PI), Fernando Correia Lima, agradeceu a oportunidade de integração entre os médicos e assegurou que as entidades médicas irão buscar meios para concretizá-la. “A ida de profissionais piauienses para UKB para se atualizar na área de traumatologia e profissionais deles vindo para Piauí será apenas o primeiro passo desta integração”, diz o presidente.
Ao final da reunião, o diretor do UKB, doutor Axel Ekkernkamp informou que em novembro deste ano, está previsto a vinda de um integrante de sua equipe.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
CRM
Próxima notícia

Dê sua opinião: