Entenda a séria doença por trás da obsessão em arrancar cabelos

Você conhece alguém que está sempre arrancando cabelos, seja no corpo ou no couro cabeludo? Essa obsessão esconde uma grave patologia


Cabelo

Cabelo Foto: Mega Curioso

Há pessoas que não conseguem parar de coçar ou arranhar a pele e outras não conseguem evitar de estar sempre mexendo no cabelo ou arrancando cabelos nas zonas peludas do corpo. Estas ações são impulsivas e são conhecidas por dermatotilexomania e tricotilomania, respectivamente.

São vícios que as pessoas desenvolveram como forma de aliviar o estresse e a ansiedade, conforme descreve o Independent.

“As pessoas com tricotilomania arrancam cabelo, regra geral dos cílios, sobrancelhas ou da cabeça, mas também da barba, da zona púbica e dos próprios animais domésticos”, indica um grupo de apoio a este tipo de transtornos, o Trichotillomania Support.

“Estas são condições secretas que as pessoas mantêm escondidas com maquiagem e evitando contato visual. Pode ser muito difícil de compreender o que é a tricotilomania, a exclusão social que acarreta e a melhor forma de ajudar”, acrescenta o grupo londrino.

Os tratamentos para este tipo de transtornos incluem Terapia Cognitivo Comportamental e hipnoterapia. Sem ajuda, a tricotilomania pode se tornar obsessiva.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: