Entenda a importância do aquecimento antes da atividade física

Alongamento ajuda a reduzir o risco de lesões


Alongamento

Alongamento Foto: Biofenac

O aquecimento é um dos pontos primordiais do treinamento. De acordo com o professor da Companhia Athletica Curitiba, Daniel Iatski da Silveira, muitas pessoas deixam de realizar a prática, pois acham que é “perda de tempo”. “O aquecimento é muito importante para fazer um exercício seguro e eficiente”, afirma. Silveira explica que existem dois tipos de aquecimento: o global, conhecido também como corporal e o específico ou articular, que servem para preparar o organismo para a atividade a ser praticada.

"No aquecimento global, podemos realizar uma caminhada, trote, bike, subir escadas ou qualquer atividade que eleve os batimentos cardíacos, e consequentemente a temperatura corporal. O aquecimento global é recomendado para qualquer atividade, seja correr 10 quilômetros, treinamento de força ou jogar tênis”, salienta.

Em relação ao aquecimento específico, o professor comenta que, como o próprio nome diz, é um feito especialmente para uma região que sofrerá esforço. “É basicamente um estímulo semelhante ao movimento que será realizado, com menor ou nenhuma carga. Essa movimentação aumentará a liberação do líquido sinovial, que lubrifica as mesmas”, ensina. “Outra forma de aquecimento específico é estimular músculos estabilizadores dos movimentos que você trabalhará, tornando aquela articulação mais estável e também mais preparada para o exercício.”

Com a chegada das baixas temperaturas, Silveira explica que ocorre no corpo um efeito chamado vasoconstrição que diminui o calibre dos vasos sanguíneos, tornando a contração muscular menos eficiente, dificultando o alongamento das fibras e aumentando o risco de lesões. “Por isso devemos dar mais atenção ao aquecimento nessa época, porém os aquecimentos devem ser realizados sempre. Procure a orientação de um profissional de educação física para saber qual aquecimento é mais indicado para a atividade que será realizada e será possível observar o desempenho melhorar e com segurança”, completa.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: