Energia solar: mercado deve crescer 300% em 2016

energia solar levantamento


Placas de energia solar.

Placas de energia solar. Foto: Divulgação

No dia 15 de dezembro, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, assinou a portaria que cria o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD) que, entre outras medidas, incentiva a conexão de sistemas de energia solar particulares à rede nacional de eletricidade. Não é por menos: segundo estimativas do governo, a tendência é que este mercado movimente R$ 100 bi até 2030.


São Paulo é líder entre os interessados, com 25,8% das cotações pedidas, seguido por Minas Gerais, com 13,5%, Rio de Janeiro, 10,4%, Paraná, 10%, Rio Grande do Sul, 4,3%, e Santa Catarina, 3,7%. Estes são os estados com as tarifas de energias mais altas, por outro lado, se forem considerados os sistemas já instalados, Minas Gerais é o primeiro, com quase o dobro de painéis do Rio de Janeiro, o segundo da lista - conforme dados da ANEEL.

Outro dos benefícios do ProGD é a criação de novas linhas de créditos para os interessados em instalar placas fotovoltaicas – o equipamento que capta a energia solar. Com isso, a expectativa é que o modelo se espalhe ao redor no Brasil. No Norte e Nordeste, por exemplo, a despeito do alto potencial de aproveitamento, os sistemas ainda são pouco utilizados.

O levantamento também mostra que 75% dos orçamentos são feitos por aqueles que gastam mais de R$ 200 mensais com eletricidade – 65% dos sistemas mais vendidos são de potência média, entre 2kWp e 5kWp. Além disso, 3/4 dos interessados têm pressa na instalação e pretendem fazê-lo ainda em 2016. Um dos dados mais interessantes é que 20% das cotações são feitas para casas ainda em construção.

 

Fonte: Release - Press Works

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: