Encontro vai debater caminhos para o fortalecimento do cooperativismo

Sescoop/PI encontro Teresina realiza


Cooperados e colaboradores das cooperativas piauienses reúnem-se hoje, 6/12, no Encontro de Intercooperação. O evento, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Piauí (Sescoop/PI), ocorrerá no Blue Tree Towers Rio Poty, das 8h ao meio-dia, e ressalta o sexto princípio do cooperativismo – cooperação entre cooperativas.



Logo após a abertura e credenciamento, um painel tratará do tema intercooperação, com representantes dos ramos Agropecuário, Crédito, Educacional, Saúde e Transporte. A mediadora será Patrícia Resende, analista de Promoção Social da Unidade Nacional do Sescoop.



O princípio da Intercooperação sintetiza e comprova que as cooperativas praticam a integração como resultado do chamado “espírito cooperativo”, expressando a união de esforços, a solidariedade e a ajuda mútua. “As cooperativas atendem seus sócios mais efetivamente e fortalecem o movimento cooperativo, trabalhando juntas por meio de estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais”, ressalta a descrição do princípio. Segundo o gestor do Sescoop/PI, Flodoaldo Alencar, uma das tendências do cooperativismo contemporâneo é a formação de redes cooperativas, que tratam a intercooperação como ação estratégica para o futuro do negócio. ”Acredito que as parcerias entre cooperativas, ou melhor, a intercooperação, seja um dos principais caminhos para o fortalecimento do cooperativismo”, ressalta.



A seguir, às 10h40, as cooperativas conhecerão o regulamento do I Prêmio de Jornalismo Cooperativista Piauiense. Neste momento, o prêmio será apresentado aos cooperados piauienses e aos presentes. O seu lançamento à categoria jornalística deverá acontecer nos próximos dias.

Às 11h, haverá uma a avaliação do Dia de Cooperar no Piauí e uma homenagem às cooperativas e parceiros desse evento. O Dia C ocorreu simultaneamente em todo o país dia 6 de setembro, consolidando-se como o maior projeto de voluntariado do Brasil e que beneficiou mais de 8 mil pessoas no Piauí.



Simultaneamente ao encontro, acontecerá, no local, a Feira da Intercooperação com exposição e comercialização de produtos e serviços das cooperativas piauienses.

O evento será encerrado com um almoço de confraternização.


Encontro de Intercooperação e Avaliação do Dia de Cooperar – Dia C
6 de dezembro de 2014
Local: Blue Tree Towers/Rio Poty Hotel – Teresina/PI

PROGRAMAÇÃO

8h – Café da Manhã (Apresentação musical de cooperados da Cooperativa de Músicos do Piauí – Cooperativa Capivara)

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura - Representantes do Sistema Cooperativista no Piauí

9h10 – Painel sobre Intercooperação, com representantes dos ramos:
• Agropecuário
• Crédito
• Educacional
• Saúde
• Transporte

10h40 – Lançamento do Prêmio de Jornalismo

11h – Avaliação e homenagem às cooperativas e parceiros participantes do Dia de Cooperar – Dia C

12h – Encerramento (Almoço)

Obs.: 1 - Simultaneamente ao encontro, acontecerá, no local, a Feira da Intercooperação com exposição e comercialização de produtos e serviços das cooperativas piauienses.

Fonte: Da redação com assessoria

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: