Política

Encontro de Prefeitos apresenta projetos alternativos para incrementar o orçamento

Existem programas para o Meio Ambiente, Cidade, Semiárido, Cultura

Sexta - 09/12/2016 às 13:12



Foto: Luiz Brandão Franzé Silva e Roberto John
Franzé Silva e Roberto John

O superintendente de Representação do Piauí em Brasília, Roberto John, disse nesta sexta-feira, 9, durante o Encontro de Prefeitos do PT, no Hotel Cabana, que logo após a diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos foi programada esta reunião para que os gestores possam ser instrumentalizados sobre as políticas públicas como projetos, programas, ações, editais que estão disponíveis no plano do orçamento nacional e estadual e órgãos de fomento como Caixa Econômica, Banco do Nordeste, bando do brasil, entre outros.

“Queremos que os prefeitos saiam desse vício de esperarem somente pelo Fundo de Participação dos Municípios, o Fundo da saúde, o Fundo da Previdência e o Fundo da Assistência, Fundo da Educação. Esses recursos são perenes, todos os meses acontecem os repasses do governo federal para eles e daí é só administrar a aplicação. Agora, existe um mundo de projetos e programas que vou apresentar para eles e que muitos não sabem. Temos a experiência dos prefeitos do Paraná, Santa Catarina que triplicam seus orçamentos somente com estes programas. O prefeito que tem cinco programas de R$ 250 mil, então aí é um milhão de reais”, disse Roberto John.

Existem programas para o Meio Ambiente, Cidade, Semiárido, Cultura. Todas estas regiões têm programas disponíveis para os municípios. Existem programas específicos para as associações de moradores, as produtivas, por exemplo. São possibilidades de crédito e programas subsidiados.

“É a ideia do empreendedorismo com responsabilidade. Não dá mais para todas as pessoas serem servidores públicos, seja da União, dos Estados e municípios. Existem pequenas atividades que dão para fazer e a pessoas se libertam desse vício histórico de ser funcionário do Estado. Veja o Rio de Janeiro, o Rio Grande do Sul, que não têm mais condições de se sustentar de tantos funcionários que possuem. Então, esse evento é importantíssimo para que eles conheçam estas novas iniciativas e poderem ousar, empreender e ir para a iniciativa privada com apoio e responsabilidade. O que o governo tem que fazer é dar estrutura como estrada, por exemplo, para que estes programas consigam se desenvolver”, disse Roberto John.

Fonte: Samuel Brandão

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: