Educação

Enade: cursos da UFPI estão entre os melhores do Brasil

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, parabenizou os cursos pelo resultado

Sexta - 29/09/2017 às 19:09



Foto: Ascom Ufpi Melhor desempenho
Melhor desempenho

Os cursos de graduação de Farmácia, Serviço Social, Enfermagem, Odontologia e Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), estão entre os melhores do Brasil. Os dados são resultados do  Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade),  prova realizada pelo Ministério da Educação (MEC), com o intuito de avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. No ano de 2016 foram avaliados os cursos da área da saúde e das ciências agrárias.  

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, parabenizou os cursos pelo resultado. “Recentemente tivemos a divulgação do resultado do Enade de 2016, onde a UFPI teve 16 cursos avaliados, dos quais cinco obtiveram a nota 5 e cinco obtiveram nota 4. Com destaque para o Curso de Farmácia que ficou em primeiro lugar dentre os 45 cursos oferecidos pelas federais.

O Curso de Serviço Social ficou em segundo lugar dentre 36 cursos, o de Odontologia ficou em terceiro lugar dentre os 30 cursos, a Graduação de Medicina foi o quarto lugar de 47 e a de Enfermagem ficou em oitavo lugar entre os 70 cursos oferecidos pelas universidades federais. Gostaria de parabenizar todos os docentes desses cursos pelo trabalho realizado e aos discentes também pela seriedade e comprometimento que realizaram as provas do Enade. Isso só aumenta a responsabilidade da gestão superior em relação ao apoio desses cursos. Obtivemos notas boas, mas vamos trabalhar para que os cursos que tiraram nota 4 possam alcançar a 5 e os que tiveram 5 permaneçam com 5 na próxima avaliação. Vamos trabalhar também, principalmente, com aqueles que tiveram nota abaixo de 4, verificando os pontos mais baixos desses cursos para darmos o apoio necessário”.

O Curso de Farmácia está entre os mais bem avaliados do Brasil. A Coordenadora do Curso, Profa. Dra. Waleska Ferreira de Albuquerque, falou sobre a importância dos estudantes perante esse resultado. "O nosso curso pontuou a nota máxima do Enade, nota 5, e isso representa um ápice no Curso de Farmácia, além de representar a dedicação, o compromisso e o envolvimento dos professores do curso, e também não podemos deixar de pontuar os alunos, porque foram eles que fizeram o Enade 01. Eles têm, portanto, o papel fundamental, talvez o mais importante neste resultado. Eles conseguiram absorver a importância do Enade tanto para a vida acadêmica como para a profissional”, afirma.

Profa. Dra. Waleska Ferreira de Albuquerque, Coordenadora do Curso Farmácia

A Coordenadora explica, ainda, que juntamente com a governança da UFPI, foram realizadas palestras não só para os alunos de Farmácia, mas para todos os alunos que iriam fazer a prova do Enade do ano passado, com o intuito de conscientizá-los sobre a importância dessa avaliação. “Os nossos alunos, em especial, incorporaram essa importância do exame e pontuamos com nota máxima 5. A nossa nota foi a maior média 4.78 do Nordeste e a maior do Brasil em relação ao Enade. E com esse resultado acreditamos que estamos entre as melhores universidades do Norte e Nordeste. Nós passamos no início de agosto por uma avalição do MEC, onde foram avaliados outros parâmetros como didática, docência e infraestrutura. O curso de Farmácia foi criado em 1992 e durante os anos passou por melhorias em termos estruturais. Hoje, temos 6 laboratórios próprios de Farmácia, temos a Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, e o resultado apontou que conseguimos evoluir do conceito de 3 para 4. Isso também pontua para o Curso de Farmácia", articulou. 

O desenvolvimento teórico e prático é importante para a formação dos estudantes durante a graduação. A Profa. Dra. Rita de Cassia Cronemberger Sobral, Coordenadora do Curso de Serviço Social, falou sobre a base educacional que o curso atualmente tem, o que resultou na nota máxima no Enade. "O Curso de Serviço Social teve nota máxima no Enade, pois temos uma equipe de professores qualificados, todos são doutores e investimos muito na área da pesquisa e envolvemos nossos alunos nessa atuação. Também realizamos muitos cursos de extensão e oficinas. Além disso, a grade curricular do nosso curso é de qualidade, nossos alunos têm uma formação muito ampla, durante a graduação eles têm disciplinas de Economia, Política, Sociologia, Direito, História. Então, temos uma base extensa”, afirma.

Para a Profa. Dra. Rita de Cassia Cronemberger, o que também contribui para a formação dos estudantes de Serviço Social é o estágio, que tem duração de 1 ano. “Ter a nota máxima no Enade é um motivo de orgulho para nossos alunos, pois é importante o estudante fazer uma graduação vendo o resultado positivo e percebendo que estão em um curso de qualidade e isso estimula o aluno a estudar durante sua formação. Com isso, estamos o tempo todo questionando sobre o desenvolvimento do curso e procurando melhorar, assim fazemos atualizações para a melhoria da aprendizagem e qualificação dos alunos", frisou.

Profa. Dra. Patrícia Maria Gomes de Carvalho, Coordenadora do Curso de Enfermagem

Segundo a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Profa. Dra. Patrícia Maria Gomes de Carvalho, alunos e docentes se empenharam para manter a nota máxima que foi adquirida em 2014. "A nota 5 no Enade é reflexo da qualidade do ensino que a UFPI tem proporcionado aos nossos alunos. Então, esses alunos são chamados a essa responsabilidade junto com o corpo docente para elevar e manter a qualidade para o nosso curso de Enfermagem. Isso é reflexo do dia-a-dia das aulas teóricas, práticas, estágios do compromisso de alunos e professores. Com isso, nós sempre estamos buscando a melhoria do curso, e a nota 5 foi uma consolidação do que nós estamos desenvolvendo em sala de aula. O resultado do Enade é muito importante, porque demonstra a qualidade do ensino e aprendizagem do curso de Enfermagem e eleva os padrões de qualificação dos enfermeiros formados pela UFPI. Além de tudo, propaga ações positivas da nossa Instituição, pois estamos proporcionando para a sociedade enfermeiros capacitados, que não são apenas validados pela universidade por meio do Enade", analisa a docente.  

Profa. Dra. Ana Cristina Fialho, Coordenadora do Curso de Odontologia

A nota do Enade é o resultado da qualificação que o curso e sua estrutura proporcionam à formação dos  estudantes. A Profa. Dra. Ana Cristina Fialho, Coordenadora do Curso de Odontologia, que também obteve a nota 5 do exame, falou da importância e da preparação para a prova realizada pelo MEC. "Atualmente já foi inserida a ideia da importância da nota do Enade tanto para o curso, como para a Instituição e, principalmente, para os estudantes. Então, é um trabalho que nós devemos fazer de conscientização do aluno sobre a importância dessa nota para a vida profissional dele e também para a nossa universidade. Quando se aproxima o exame, nós trabalhamos com os alunos para conscientizá-los e explicar o que é o Enade e como funciona a avaliação. Quando os estudantes vão realizar a prova, eles já vão com a ideia de como é o processo do exame e também a importância da nota. Outro benefício do resultado do Enade para o aluno, é que temos uma proposta para que futuramente a nota do exame constará no certificado do estudante para quando ele se submeter algum concurso e pós-graduação, os responsáveis irão saber de onde ele é oriundo e a qualidade do curso que ele teve formação", proferiu . 

Prof. Dr. Arquimedes Cardoso, Coordenador do Curso de Medicina

O Curso de Medicina da UFPI também ficou entre um dos melhores do país. Para o Prof. Dr. Arquimedes Cardoso, Coordenador do curso, esse resultado é um benefício para a sociedade. “Além do resultado ser bom para a população, também é um benefício para os alunos de Medicina, pois possuem mais chances de ingressar em uma pós-graduação por serem egressos de um curso que está entre os melhores do país. Esse resultado é importante também para a administração superior que apoiou o nosso curso, e esse auxilio trouxe resultados para a qualificação da universidade. Para nós, docentes, é uma forma de ver o nosso trabalho e dedicação reconhecidos. Então, o fato de sermos nota 4 significa que o próximo passo é adquirir a nota 5, e isso reflete na melhoria da infraestrutura com o desenvolvimento de laboratórios, incluindo o Laboratório de Habilidades Médicas. Outro fator que contribui para a formação dos nossos futuros médicos é o apoio do Hospital Universitário e da Fundação Municipal de Saúde, onde nossos alunos fazem a parte de assistência básica à saúde", declarou.  

As graduações citadas estão entre as melhores do Brasil. Os cursos de Farmácia, Serviço Social, Enfermagem, Odontologia estão com nota 5 na prova elaborada pelo MEC. O curso de Medicina obteve a nota 4. O exame consta em duas partes. A primeira é um questionário avaliando a estrutura que o curso oferece aos alunos, a segunda parte é uma prova sobre conhecimento específico da área da graduação. O exame é obrigatório, e o aluno que possui 80% de créditos do curso é selecionado para realizar a avaliação. 

Enade 2017

A prova do Enade este ano acontecerá no dia 26 de novembro. Os cursos que serão avaliados este ano são: Arquitetura e Urbanismo, Sistema de Informação, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras- Português, Matemática, Química, Artes Visuais, Educação Física, Letras- Português e Inglês, Música, Pedagogia e as Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica, de Produção e Florestal. 

Fonte: Ascom UFPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: