Empresas e motoristas de ônibus entram em acordo e põem fim à greve

coletivos acordo greve fim


Os sindicatos patronal e dos trabalhadores do transporte coletivo de Teresina chegaram a um acordo e encerram a greve que teve início a zero hora desta segunda-feira (20). Apesar do desfecho positivo, o sistema só volta a funcionar normalmente a partir desta terça-feira (21).

Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (setut), como o acordo foi fechado no fim da tarde, não há possibilidade de mobilizar funcionários suficientes para fazer funcionar um sistema que conta com três mil trabalhadores.

A reunião aconteceu no Tribunal Regional do Trabalho e a proposta de consenso prevê reajuste de 9,05% no salário, 9,05% no plano de saúde e 4,5% nos tickets de alimentação.

Impasse leva à greve
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano deTeresina (Sintetro), Francisco Oliveira, a greve dos motoristas e cobradores iniciou pela falta de acordo com o Setut. De acordo com ele, o sindicato patronal ofereceu uma proposta 5,5%, menor que a mínima pedida pelo sindicato da categoria que buscava um reajuste mínimo de 15%.

Ao longo desta segunda-feira (20), motoristas e cobradores paralisaram 100% da frota dos ônibus durante manifestação no Centro da capital, que começou por volta das 11h. Uma enorme fila de ônibus se formou da Avenida Frei Serafim até a Avenida Maranhão e centenas de pessoas foram obrigadas a descer dos veículos. Um congestionamento de 3 km se formou durante a manifestação.

A situação levou a Prefeitura de Teresina ai entrar com uma ação cautelar no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para que 70% da frota de ônibus circulasse durante a greve. A ideia, disse a PMT, era garantir que a população não fosse prejudicada por conta da paralisação.

Fonte: Da redação

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: