Economia

Empresa prevê implantação de nova usina solar em Gilbués

Projeto de novo empreendimento deverá ser lançado ainda em 2019

Quarta - 09/01/2019 às 14:01



Foto: Jorge Bastos Governador recebe diretor da Ômega Energia
Governador recebe diretor da Ômega Energia

A Omega Energia, que foi pioneira no Piauí com torres eólicas no litoral, estuda implantar um projeto de energia solar na região de Gilbués.  O projeto encontra-se em fase de estudos e deve ser lançado no segundo semestre deste ano. O projeto anunciando para Gilbués tem previsão de 250 megawatts em duas etapas, podendo assim chegar à casa de 500 megawatts. 

O assunto foi debatido em reunião no Palácio de Karnak e os projetos podem trazer investimentos em energias renováveis.  Para o governador Wellington Dias o potencial energético natural do Piauí é um atrativo para empresas do setor.  

“A cada ano, entre outubro, novembro e dezembro, quando ocorre o pico do melhor vento nessa região, o Piauí bate recorde no fator de potencial aproveitável na casa dos 90%. Tudo isso gera emprego, gera renda, coloca o Piauí cada vez mais como exportador de energia, o estado que antes dependia dos outros estados do Brasil, agora produzindo energia limpa e renovável”, destaca. 

O secretário de Mineração e Energias Renováveis, André Kixadá, acredita a nesse potencial de destaque do Piauí no cenário nacional. “Esse empreendimento vai reafirmar o Piauí no mapa de produção de energia renovável. O cronograma inicial da empresa é trabalhar na implantação desse complexo nos próximos três anos, estando concluído em sua completude já em 2021”, informou.

Fonte: Com informações da CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: