Municípios

Emater realiza fiscalização de obras em Campo Alegre do Fidalgo

Campo alegre vai receber sete sistemas dessalinização, beneficiando mais de 300 famílias.

Terça - 08/08/2017 às 12:08



Foto: Emanuel Ramos O diretor geral Marcos Vinicius, o coordenador Adalberto Nascimento e moradores testam o sistema em Campo Alegre
O diretor geral Marcos Vinicius, o coordenador Adalberto Nascimento e moradores testam o sistema em Campo Alegre

O diretor geral do Emater, Marcos Vinicius, esteve, na última sexta-feira (4), visitando as obras da construção de seis sistemas de dessalinização em Campo Alegre do Fidalgo. As iniciativas fazem parte do Programa Água Doce, que pretende levar 67 sistemas de dessalinização a cidades do semiárido piauiense, por meio de uma parceria entre os governos Federal (Ministério do Meio Ambiente) e Estadual (Emater-PI).

Moram no município, aproximadamente, cinco mil habitantes que convivem com um abastecimento de água por meio de carros-pipa.   Genésio Pascoal, residente da comunidade Vereda da Cacimba, chorou ao ver a finalização da construção do sistema, pois antes da chegada do Programa, só recebiam água a cada 30 dias, mas eles não tinham o controle da procedência da água. “A expectativa agora é muito grande, pois teremos o controle de onde a água estará sendo produzida e armazenada, a água das pipas ajuda a muita gente, mas não temos este controle”, explicou o morador.

O diretor geral ressalta a emoção das famílias ao se depararem com a água de qualidade ao alcance delas e destaca dois vieses. “Em primeiro a chegada efetiva do benefício para as famílias que tinham perdido as esperanças de que o poder público pudesse trazer politicas como essa. E o segundo, é poder perceber a interação entre as comunidades”, disse.

Nesta etapa, serão entregues sete sistemas, sendo que seis já estão sendo finalizados, e o sétimo está com a previsão de entregue até o fim deste mês de agosto. Depois desta etapa o Programa segue para os municípios de São Francisco e Lagoa do Barro, onde as equipes técnicas já se encontram na fase de visitas e conversas com as famílias.  

O Estado do Piauí foi contemplado com a instalação de 67 sistemas de dessalinização, que irão beneficiar cerca de 26 mil famílias nos municípios de: Acauã, Betânia do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Caldeirão Grande, Curral Novo, Lagoa do Barro, Massapê, Patos, Pedro Laurentino, Queimada Nova, São Francisco de Assis, São Julião e Vila Nova do Piauí.

Marcos Vinicius explica que além de executar o Programa Água Doce, o Emater desenvolve outras ações no semiárido, e que a ideia é integrar estes projetos. “Queremos integrar o Programa Viva o Semiárido e o Programa Dom Hélder, que vai entrar em vigor a na segunda quinzena de agosto para o mês de setembro, com o Água Doce, levando assim mais benefícios para as famílias rurais ”, finalizou.

O sistema

Este sistema vai atender entre 15 a 20 famílias, por meio de um poço que vai receber um tratamento através da dessalinização. O engenheiro Valdimir Hidd ressalta que é um tratamento moderno, por osmose invertida, e vai trata na faixa de 35% da água. “Ele retém o sal e outros tipos de sólidos não diluídos na faixa de 65%, que são resíduos não tratados, e poderão ser usados, após um tratamento aeróbio (solar),  para, irrigação, criatório de peixe, e bebida de animais. Já a água tratada, estará à disposição das famílias no chafariz. No  momento os sistemas estão entrando em operação, ofertando as famílias uma água pura, e pronta para o consumo.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: