Política

Caravana Lula Livre percorre 12 cidades em dois dias

O objetivo da atividade é conscientizar a população sobre a perseguição política e inocência do ex-presidente Lula
Fonte: Geísa Chaves | Editor: Paulo Brandão 16/04/2018 10:26
Caravana Lula Livre Caravana Lula LivreFoto: Allana Sousa e Júnior Leal

A militância do PT Piauí, MST, movimentos sociais e sindicais, iniciaram na última sexta-feira (13), a Caravana Lula Livre Piauí, que surge com o objetivo de conscientizar a população sobre a perseguição política e inocência do ex-presidente Lula. Em apenas dois dias, a comitiva percorreu 12 cidades do Médio Parnaíba, já tendo confirmadas suas próximas edições.

No primeiro dia, 13, a Caravana passou por Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, Monsenhor Gil, Agricolândia, Água Branca e São Pedro do Piauí. No sábado (14), foi à vez de São Gonçalo, Santo Antônio dos Milagres, Jardim do Mulato, Angical, Regeneração e, por fim, Amarante.

Caravana Lula Livre

Segundo o presidente do PT Piauí, deputado federal Assis Carvalho, a Caravana recebeu o apoio do povo por onde passou. “Em todas as cidades, fomos bem recebidos. As pessoas compreendem o jogo político que existe por trás dessa prisão política - que é impedir o retorno do projeto que tirou milhões de pessoas da miséria, fez o Brasil se desenvolver e ser respeitado internacionalmente; e cujo legado está sendo destruído com a destituição de Dilma, a retirada de direitos trabalhistas, congelamento dos investimentos sociais, venda do patrimônio público”.

Além do presidente do partido, Assis Carvalho, participou a senadora Regina Sousa, os deputados João de Deus, Cicero Magalhães, Francisco Limma e Fábio Xavier, a promotora Leida Diniz, Antônio José Medeiros, Dr. Francisco Costa, Franzé Silva, vereador Deolindo Moura, Nayara Costa, Neide Carvalho, da Frente Piauí Popular, os secretários de Organização e Formação do PT Estadual, João Pereira e Gil Kairós, respectivamente, o cantor Chagas Vale, dentre outros.

Em Demerval Lobão, a comitiva foi recebida pela presidente do PT Municipal, Mônica, o vereador Pé de Serra, que representou o atual prefeito, Fernanda Pessoa, em nome do ex-prefeito de Demerval Lobão, Geraldo Júnior e, pelo vereador Arimatéia Júnior, de Oeiras. Em Lagoa do Piauí estavam presentes o presidente do PT Municipal Bartolomeu, o prefeito Antônio Neto e os vereadores Reginaldo e Camila.

Caravana Lula Livre

A terceira cidade a receber a Caravana foi Monsenhor Gil. Presentes o prefeito João Luís, o vice-prefeito, José Noronha, a secretária de Educação, Norma Sueli, a secretária de Assistência Social, Ivonete Carvalho, o secretário de Agricultura, Valdemi Pessoa, o secretário de Finanças, Ancelmo Portela, o secretário Municipal do PT, Chico Coité, Franciene Sousa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais, na pessoa de Amália, Luciana da Silva, Jânio Paulo, Raul Monteiro, Santino Almeida e Chico Maroca.

Em Agricolândia se registrou a presença do ex-prefeito, professor Pila, dos vereadores Antônio Filho, Gilvan e Valdir Pereira e Zé Gomes. Em Água Branca a Caravana foi recebida pela população que tomou às ruas pedindo justiça a Lula. Lideranças políticas da região como o presidente do PT Municipal, Neivão, o prefeito de Hugo Napoleão, Hélio Rodrigues e o vereador da cidade James, prestigiaram a passagem da comitiva.

A última cidade que a Caravana Lula Livre passou na sexta (13), foi São Pedro do Piauí. Uma multidão acompanhou a Caravana pedindo que a justiça seja cumprida e que Lula seja solto. O ato recebeu o apoio do presidente do PT Municipal, Adroaldo, da presidenta do STTR, Neumaria Cordeiro e do ex-prefeito Goió e Rosélia Carvalho.

Caravana Lula Livre

Para a senadora Regina Sousa a Caravana oportuniza esclarecer a população sobre as injustas acusações que Lula tem sido vítima. "Tem que dizer o que está acontecendo. E os mais velhos devem contar como era o Brasil com Lula. Cada um pode ajudar fazendo suas caravaninhas nos bairros. Por isso, vamos continuar a percorrer o Piauí para reafirmarmos que eu sou Lula, que somos todos Lula”.

No sábado (14), a Caravana seguiu viagem em direção a São Gonçalo do Piauí, Santo Antônio dos Milagres, Jardim do Mulato, Angical, Regeneração e Amarante.

Em São Gonçalo, o grupo se reuniu na praça principal da cidade, onde registrou mensagem de Bom dia, ao ex-presidente Lula. Participou o prefeito Júnior Ribeiro, o presidente do PT Municipal, Vaqueiro, o vice-presidente do PT, Júnior, a presidenta da STTR, Maria Francisca, o presidente do Sindicato da Construção Civil, Zé Gomes, os vereadores Chico Mano, Leide Cleia e José Batista e o prefeito Hélio Rodrigues e o vereador Marcos Cardoso, ambos de Hugo Napoleão.

Caravana Lula Livre

A próxima parada foi em Santo Antônio dos Milagres. A comitiva foi recebida pela vereadora e presidenta do PT Municipal, Toinha, e pelos vereadores Gilson e Edmilson. Em Jardim do Mulato, 9ª cidade, a população foi bem calorosa com a chegada da comitiva. Presentes os deputados João de Deus e Cícero Magalhães, Dr. Francisco Costa, José Gomes, Nayara Costa, dentre outros.

Em Angical compareceram Neide Carvalho, da Frente Popular Piauí, Delma Vilarinho, vice-prefeita, o presidente do STTR, Osvaldo Vilarinho e os vereadores Jordão e Maranhão, que é presidente da Câmara. Em Regeneração, penúltima cidade da noite, uma multidão aguardava na praça a chegada da Caravana. Presentes o vereador Sirico, a vereadora Mylana Vilarinho, o vereador Chagas Santos (PR), o vice-prefeito de Amarante, Mateus Vilarinho, Camila de Lagoa do Piauí e Neivão de Água Branca.

E, por fim, a cidade de Amarante. Lá, o encontro da comitiva com o povo ocorreu na escadaria Costa e Silva. A população estava atenta às falas e manifestou apoio ao ex-presidente Lula.

Caravana Lula Livre

De acordo com o Dr. Francisco Costa, Lula é o maior presidente que o país já teve, por conta de todas as conquistas sociais, todos os projetos importantes que melhoraram a vida de milhões de brasileiros. “Por acreditar na honra do nosso presidente Lula, defendemos e estamos deixando esse sentimento em cada cidade, pois somente com a mobilização popular e a manifestação do povo podemos retomar o rumo do crescimento”, pontua.

Lembrando que outras edições da Caravana Lula Livre Piauí já estão confirmadas para os próximos fins de semana e irão contemplar outras regiões do Estado.

Comentários