Geral

Em dois anos o número de assaltos a bancos aumentou em 30% no Piauí

assalto bancos aumento piaui

Sexta - 04/07/2014 às 21:07



A profissão de bancário tem sido considerada de risco pelo sindicato da categoria. Em dois anos, o número de assaltos aumentou mais de 30% no Piauí. Quem já foi vítima, nunca esquece o drama que é de ficar nas mãos de bandidos.

Edvaldo Cunha é bancário há quase 30 anos e há 20 sofreu um sequestro enquanto trabalhava em uma agência no interior do estado. Apesar de já terem se passado duas décadas, o susto ainda deixa traumas. “O susto não passa, pois a gente tenta esquecer, mas quando lembro é como se tivesse acontecendo naquele exato momento”, contou.

Segundo dados do Sindicato dos Bancários do Piauí, foram registrados oito assaltos a agências bancárias somente em 2014, um aumento de 33% se comparado aos últimos dois anos. Em 2011, a Assembleia Legislativa do Piauí, aprovou a lei de segurança bancária, sancionada pelo governo do estado em fevereiro de 2012.

A lei diz que os bancos e correspondentes bancários são obrigados a instalarem câmera de vídeos dentro e fora dos estabelecimentos e as imagens enviadas simultaneamente para a Polícia Militar. Os empresários também são obrigados a blindarem toda a paredes de vidro e fixar divisórias entre os caixas eletrônicos.

O secretário geral do Sindicato da categoria denuncia que a lei não está sendo cumprida e que apenas uma das exigências está sendo seguida. “Colocaram apenas uma divisório entre os caixas para evitar que os outros vejam o que o cliente está recebendo. Isso melhorou e diminuiu os assaltos, mas o restante do que a lei manda não fizeram nada”, afirmou José Ulisses. Ninguém da Federação Nacional dos Bancos foi encontrado para comentar as denúncias do sindicato dos bancários.

Fonte: g1/pi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: