Educação

Em carta, UFPI diz aos estudantes que administra cortes traumáticos nos programas e projetos

A universidade respondeu em carta aos estudantes que ocupam a reitoria desde o dia 18

Terça - 08/11/2016 às 12:11



Foto: Divulgação Arimatea Dantas
Arimatea Dantas

A Reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) respondeu nessa segunda-feira, 7, à carta de reivindicações do Movimento de Ocupação, formado por estudantes de vários cursos que ocupam a Reitoria da Universidade desde o dia 18 de outubro. A íntegra do documento pode ser conferida pela comunidade acadêmica no site da Instituição e segue em anexo.

O documento reafirma as dificuldades enfrentadas pelas universidades brasileiras, que tiveram que administrar cortes orçamentários e contingenciamentos de recursos na gestão administrativa, com impactos traumáticos nos programas e projetos planejados para as instituições.

Destaca também a postura dialógica da Administração Superior que não mede esforços para manter e ampliar ações e serviços voltados à permanência dos estudantes na Instituição e à qualificação do atendimento prestado à comunidade acadêmica de maneira geral.

Uma a uma, as demandas apresentadas pelos estudantes foram respondidas com base na prestação de contas do que já foi possível ser feito ante o contingenciamento de recursos, e apresentação de novas ações a ocorrer, com realização em tempo abreviado, naquilo que não depende de licitações e puder ser desempenhado pelas próprias equipes da Universidade. Demandas urgentes, que impliquem investimento de recursos acima da capacidade orçamentária da UFPI, serão elencadas como prioridade, contando com orçamentos a partir do ano de 2017.

Ao fim, o documento deixa claro que ao longo desse ano, mesmo com os cortes orçamentários, a UFPI priorizou o pagamento das bolsas da PRAEC, monitorias, extensão e de pesquisa. Com o orçamento aprovado para 2017, a atual gestão envidará todos os esforços para que não haja descontinuidade dessa política.

Confira a carta na íntegra.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: