Política

Elmano Ferrer defende ações definitivas de combate à seca

Operação carro-pipa não resolve o problema da falta de água no Brasil

Quinta - 02/11/2017 às 21:11



Foto: Assessoria Senador Elmano Ferrer na Barragem do Estreito, no município de Francisco Macedo
Senador Elmano Ferrer na Barragem do Estreito, no município de Francisco Macedo

O senador Elmano Ferrer (PMDB-PI) defende soluções eficientes e permanentes para o enfrentamento da seca no Brasil e no Piauí. “Nós temos que buscar saídas duradouras e permanentes porque é inadmissível, nos tempos de hoje, as cidades do Piauí que atravessam por esse problema terem o carro-pipa como solução. Isso é um programa emergencial que não resolve a questão de forma definitiva”, reclamou o senador, que esteve na região do semiárido piauiense na quarta-feira (1º/11).

“Essa foi uma viagem de natureza técnica, para que eu possa formar uma visão da região do semiárido do Piauí e também ter a oportunidade de discutir essa questão no parlamento. Por exemplo, há mais de 60 anos, eu conheci a barragem Cajazeiras, em Pio IX, e nunca tinha visto na situação em que ela se encontra agora. Hoje a barragem está com a capacidade zerada”, alertou.

Como solução, Elmano Ferrer sugeriu a construção de uma adutora na região do Gurguéia, para captar água dos lençóis freáticos e trazer até o município de Pio IX. A Adutora dos Sertões vaio oferecer água suficiente para a região nos próximos 300 anos.

“Estamos há um ano e meio trabalhando na ideia, que foi sugerida pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), e já estamos com o processo licitatório em andamento para o estudo de viabilidade, porque só podemos trabalhar com execuções e custos quando sair o resultado desse estudo. Se tudo correr bem, queremos que seja um projeto de Estado e não de Governo, porque o nosso interesse é que a obra seja realizada pelos dois batalhões de engenharia de produção que tem no Piauí, nas cidades de Picos e Teresina”, adiantou o senador.

A seca castiga o semiárido piauiense pelo sexto ano consecutivo e os reservatórios de água que ainda não secaram estão com menos de 10% da capacidade de armazenamento, como na Barragem de Estreito em Padre Marcos, onde o senador Elmano Férrer (PMDB) esteve ontem (1º/11) para ver de perto o drama das populações e tentar sensibilizar o presidente Michel Temer a enviar ajuda para os piauienses.

Elmano foi ao município de Francisco Macêdo, juntamente com os prefeitos Nonato Alencar (Francisco Macedo), Márcio Alencar (Alegrete), Francisco Pedro, o Chico Pitu (Marcolândia), José Valdinar (Padre Marcos) e Edilson Brito (Vila Nova do Piauí), e visitou a Barragem do Estreito, que atualmente está com menos de  10% de sua capacidade.

O senador discutiu com os prefeitos do semiárido soluções para a crise hídrica que afeta os municípios da região.

Fonte: Assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: