Política

Elmano Férrer articula criação de Fundo para o Parque Serra da Capivara

Elmano Férrer destinou R$ 300 mil de emenda para a reforma das guaritas do Parque e para a compra de um veículo que irá dá suporte ao trabalho.

Sexta, 02/12/2016 às 12:12



Foto: Reprodução Reunião para discutir o caso
Reunião para discutir o caso

O senador Elmano Férrer (PTB), preocupado com a situação do Parque Nacional Serra da Capivara reuniu sua equipe com os técnicos do ICMBio, Ibama e Fundação do Homem Americano – FUMDHAM, para tratar sobre a situação atual e busca de alternativas para a sustentabilidade do parque. O parlamentar, que segue agenda em Brasília, participou do momento por meio de conferência. Participaram da reunião pela FUMDHAM – Rosa Trakalo, Daniel Castro do ICMBio, Eugênia Medeiros, do IBAMA, Melina Andrade, Chefe do Parque, além de Eleonora Fernandes do gabinete do senador.

“A realidade é que hoje essa grande instituição, que abriga trabalhos técnicos e científicos e mereceu o apoio de organização como o Banco Interamericano (BID), que deu um apoio expressivo na instalação da estrutura básica daquela instituição, e do lado nacional, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministério da Cultura, do Ministério do Meio Ambiente e da própria Petrobras, que ao longo de 14 anos e até hoje ainda mantém uma parceria do mais alto nível. Mas ocorre que esses recursos não asseguram a governabilidade e a administração do Parque. A situação vem se agravando desde 2013 quando começaram a trazer problemas para a administração do parque. Porém, o que falta é a efetivação que se traduz na liberação de recursos para a manutenção do parque. Buscamos a sustentabilidade do local. Estamos trabalhando para evitar que todo ano seja necessário ficar em busca de recursos. Buscaremos tornar algo certo”, afirmou o senador.

Elmano Férrer destinou R$ 300 mil de emenda para a reforma das guaritas do Parque e para a compra de um veículo que irá dá suporte ao trabalho. Outro apoio do senador tem sido na gestão junto ao ICMBio para a efetivação do Acordo Bilateral entre ICMBio e FUMDHAM de forma a viabilizar o repasse de recursos para a manutenção do parque. “Faltava um instrumento legal, um acordo bilateral. Assim a emenda será destinada diretamente ao ICMBio, o que facilitará   o repasse dos recursos”, explicou o coordenador regional do ICMBio, Daniel Castro.

Para recebimento de recursos de forma permanente, o senador Elmano Férrer trabalhará para a criação de um fundo permanente, a exemplo do que já acontece com outros parques no país. “Nossa ideia é buscar uma forma de criar um Fundo. Temos pessoas querendo ajudar e não acham como repassar os recursos financeiros. Fizemos um estudo e vamos buscar mais informações para criar um Fundo para o Parque. O senador Elmano será importante nesse processo de articulação, principalmente, porque já existe um projeto de lei tramitando no Congresso que trata sobre a criação de Fundos”, informou a Analista Ambiental do Ibama, Eugênia Medeiros.

A representante da Fundação do Homem Americano, Rosa Trakalo, afirma que as informações propagadas de forma errônea contribuem para a redução do turismo no Parque. “Os serviços ficam fragilizados com a escassez de recursos, mas o Parque não fecha. Quando temos informações divulgadas de forma equivocada, como o fechamento do Parque, há o decréscimo nas visitas. Isso prejudica o Turismo na região”, ressaltou.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: