Política

Elmano alerta para o baixo nível dos reservatórios de água no Piauí

Não existe mais nem volume morto, alertou o senador Elmano Ferrer
Fonte: Senado | Editor: Paulo Pincel 13/10/2017 18:21
Senador Elmano Ferrer Senador Elmano FerrerFoto: Icone Comunicação

Em prenunciamento no Senado federal nesta semana, o senador Elmano Férrer (PMDB-PI) alertou para o baixo nível dos reservatórios de água no Pìauí. Elmano alertou que o volume na maioria das barragens é crítico, em alguns casos abaixo de 10%. Férrer, observou que os reservatórios lá construídos não têm sido suficientes para armazenar água para a população local.

O senador, nascido no Ceará, lembrou que ao chegar no Piauí, há 50 anos, a primeira imagem que viu foi um carro-pipa. Hoje, segundo ele, esta ainda é a solução encontrada para levar água aos moradores do semiárido nordestino.

Para o senador, o setor público não foi inteligente e nem competente para realizar obras de infraestrutura e dar à região instrumentos de convivência com a seca. Elmano Férrer lamentou o estado dos reservatórios que praticamente já secaram no Piauí.

— O município de Fronteiras tem um reservatório construído pelo Dnocs [Departamento Nacional de Obras contra a Seca] há mais de 70 anos, com capacidade de 51,8 milhões m³. Tinha 1,5% de água. Não existe mais nem volume morto. O açude Piaus com 104 milhões de m³ de água, não tem 4% [de água].

Comentários