Geral

Eletrobras Piauí investe R$ 1,5 milhão na região do grande Dirceu

Eletrobras Piauí Expansão Tensão Energia

Terça - 16/09/2014 às 14:09



Foto: Arquivo Energia
Energia
A Eletrobras Distribuição Piauí está investindo 1,5 milhão na região Sudeste de Teresina. O objetivo é melhorar a qualidade e a confiabilidade da energia elétrica oferecida.

De acordo com o gerente de Planejamento e Estudos da Expansão, engenheiro Adriano Batista Silva, em uma primeira fase, a Distribuidora aumentará de 19 MW para 28 MW a capacidade de oferta de energia da subestação Renascença com a construção de três novos alimentadores.

Serão construídos 16 km (dez já concluídos e energizados) de extensão de rede na tensão de 13,8 kV, que beneficiarão os bairros: Parque Ideal, Renascença, Gurupi, Novo Horizonte, Itararé, Comprida, Parque Poti e adjacentes.

Na construção dos novos alimentadores da subestação Renascença, está sendo utilizado o novo padrão de rede compactas de cabos protegidos na Média Tensão e cabos isolados (multiplexados) na Baixa Tensão, ou seja, diferentes dos fios convencionais nus. Essa nova tecnologia impede o a suspensão do fornecimento de energia quando há toque de objetos estranhos na rede elétrica, como galhos de árvores.

Outra vantagem é que, em caso de rompimento do cabo, o risco de acidente por choque elétrico é minimizado.

Segundo o gerente de Obras de Redes de Distribuição, engenheiro Thiago Maciel de Oliveira, esses cabos são os mais adequados para o clima do Piauí. “Os cabos protegidos são cobertos por um tipo de polímero que suporta temperaturas em regime permanente de até 90º C”, informou o gerente.

Essas ações fazem parte do Plano de Manutenção Preventiva 2014.

As medidas adotadas deverão beneficiar mais de 150 mil pessoas da região.

Fonte: Eletrobras PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: