Geral

Eletrobras Piauí ganha premio socioambiental do Instituto Chico Mendes

Selo Verde Prêmio Eletrobrás Piauí

Segunda - 21/10/2013 às 20:10



Foto: Reprodução Sede da Eletrobras Distribuição Piauí, em Teresina
Sede da Eletrobras Distribuição Piauí, em Teresina
A Eletrobras Distribuição Piauí foi premiada e certificada com o Selo Verde e Prêmio Chico Mendes 2013, na categoria “Ações e Cases de Natureza Socioambiental”, pela realização do Projeto de Eficiência Energética - Agente Eletrobras.

O Prêmio já existe há 8 anos e é realizado sob as diretrizes do PROCERT - Programa de Certificação do Compromisso da Responsabilidade Socioambiental, e foi instituído pelo Instituto Internacional de Pesquisas e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes com o objetivo de reconhecer, estimular e certificar o compromisso com as boas práticas  socioambientais através da difusão de exemplos que tenham como princípio a sustentabilidade, a justiça social e o respeito à vida.

O Agente Eletrobras foi idealizado e realizado pela Assessoria de Eficiência Energética, Pesquisa e Desenvolvimento e consiste em orientar os consumidores de baixa renda quanto ao uso seguro e racional de energia elétrica, por meio de palestras; distribuição de cartilhas educativas; troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, mais econômicas e de maior vida útil, e substituição de geladeiras antigas de grande consumo por geladeiras modernas e eficientes para as famílias carentes. Além disso, o projeto prevê a engenharia reversa dos resíduos sólidos, conforme normas do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), cujo processo não agride o meio ambiente.

O Projeto Agente Eletrobras beneficiou nos últimos dois anos mais de 4 mil famílias em sete cidades do Piauí que tiveram suas geladeiras substituídas por refrigeradores novos e 112 mil lâmpadas comuns por lâmpadas fluorescentes. A modelagem deste projeto, regulado pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), é desenvolvido no Piauí desde 2010, já tendo atingido a marca expressiva de 170.000 clientes visitados.

Segundo o gerente da Assessoria de P&D e Eficiência Energética, Joselito Félix, esse Prêmio do Instituto Chico Mendes, representa, não só o reconhecimento do trabalho técnico e socioambiental desenvolvido pela Distribuidora na área de Eficiência Energética, mas também, a eficácia destes tipos de ações.

“O premio representa o trabalho de toda a Distribuidora que constantemente está preocupada com a questão socioambiental no Piauí. É importante frisar também, que a Eletrobras Piauí é a 1ª instituição do estado a receber este prêmio, sendo a 2ª empresa do grupo Eletrobras, após a Itaipu Binacional. Estamos muito felizes”, diz.

Sobre a Categoria e Planos para 2014
- O Projeto Agente Eletrobras foi premiado na categoria de Cases e Ações Socioambientais, que considerou a funcionalidade do projeto, sua pertinência, replicabilidade, estratégia, inovação, criatividade, transversalidade, viabilidade, impacto socioambiental, efetividade e sustentabilidade do projeto.

Segundo o técnico da área de Eficiência Energética da Eletrobras, Francélio Melo, a Distribuidora está investindo 12 milhões em projetos que visam melhorar a qualidade de vida dos consumidores de baixa renda. Para 2014/2015, a estimativa é que a Eletrobras  invista mais R$ 15 milhões. “Uma geladeira antiga representa 30% do consumo de uma família de baixa renda. Com a troca do eletrodoméstico a redução da conta de energia pode chegar até cerca de R$30,00”, diz.

A premiação ocorrerá em dezembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo. A solenidade reunirá outras organizações e empresas de todo o Brasil que também foram premiadas pelo Instituto Chico Mendes.

Fonte: Renée Marie

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: