Geral

Eletrobras Piauí alerta sobre cuidados com a decoração natalina

Piauí Luzes Decoração Natal Eletrobras

Quarta - 13/11/2013 às 15:11



Foto: G1 Natal
Natal
Com a chegada das festas de final de ano muitas famílias aproveitam para decorar suas casas com arranjos, árvores de natal e, claro, muitas luzes. Mesmo parecendo uma coisa simples e prazerosa, é preciso que as pessoas tomem alguns cuidados para evitar acidentes e para que economizem na conta de energia elétrica. Estão na lista dos principais “enfeites” de natal e ano novo as microlâmpadas e os \'pisca-piscas\', que dão uma nova cara as residências nesta época, mas que se não forem utilizados de forma consciente podem influenciar no valor final da conta de energia.

A Eletrobras Piauí alerta aos consumidores sobre a forma de instalação desses equipamentos, que aparentemente parecem inofensivos, mas quando o assunto é energia o cuidado deve ser redobrado.
Segundo o engenheiro de segurança do trabalho, Edilson Uchôa, a decoração não deve ser colocada próxima a rede elétrica. É necessário deixar a fiação longe de crianças e ter cuidado para que os equipamentos tenham o selo do Inmetro.

“Existem vários cuidados que o consumidor deve ter com as instalações da decoração natalina, como já estamos tendo chuvas no Piauí é preciso evitar deixar a instalação em área sujeita à chuva ou alagamento, não instalar o conjunto de lâmpadas em estrutura metálica e/ou pontiaguda, não utilizar enfeites de papel em árvores com iluminação elétrica e não utilizar iluminação ou piscas em árvores com ramificações de metal”, alerta.

No caso de condomínios em que as fachadas são decoradas, ou que são feitas decorações utilizando uma grande quantidade de lâmpadas é recomendado buscar o serviço de um eletricista para dimensionar a fiação e a proteção do circuito de acordo com a carga a ser ligada.

Um conjunto padrão de 100 "pisca-piscas", com 50W de potência, consome 16,5 KWh/mês, aparentemente aparente parece pouco, mas dependendo do tempo de uso e da quantidade de lâmpadas utilizadas elas podem pesar no bolso no final do mês.

A gerente do Departamento Comercial da Eletrobras Piauí, Júlia Pessoa, explica que se uma árvore de natal que utiliza 100 “pisca-piscas” ficar ligada durante toda a noite, ou cerca de 11h, pode gerar um acréscimo de cerca de R$ 7,00 na conta de energia.

“Geralmente as famílias compram mais de um equipamento de luzes decorativas e, muitas vezes, ligam a árvore de natal assim que anoitece, mas esquecem os equipamentos ligados durante toda a noite. O ideal é ligar a árvore e lembrar-se de desligar quando for dormir ou sair de casa. Dessa forma, o consumo será mínimo”, aconselha a gerente.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Eletrobras Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: