Geral

Eletrobras-PI Piauí alerta para os riscos de intervenções inadequadas

gambiarras perigo alerta eletrobras-pi

Sábado - 14/07/2012 às 21:07



A Eletrobras Distribuição Piauí lamenta a morte de Edmilson Veloso da Costa, 52 anos, vítima de descarga elétrica, nesta sexta-feira (13), no conjunto Promorar, zona sul de Teresina. A empresa alerta toda a população piauiense para que, em hipótese alguma, contrate ou permita que pessoa não autorizada pela concessionária de energia faça qualquer tipo de serviço na rede elétrica externa. No caso de trabalho nas instalações internas da unidade consumidora, que seja admitida, apenas, a intervenção de profissional com experiência na área.

“É alarmante o número de mortes ocorridas por intervenção de pessoas não habilitadas na rede elétrica da Eletrobras Distribuição Piauí. Em um intervalo de sete dias, foram dois óbitos por choque elétrico em Teresina (outro ocorreu no último sábado na Vila Vitória, zona sudeste). Somadas a estas, há outras mortes, na mesma situação, do início do ano para cá na capital”, lamenta o coordenador do Plantão da Regional Metropolitana, Adail Viana.

Ele explica que é comum o consumidor realizar gambiarra, autorreligação e até ligação nova ou pagar para que outros as façam. “Há risco de morte tanto para quem intervém na rede elétrica sem habilidade e sem os equipamentos de segurança, como capacete, cinto, botas e luvas especiais, quanto para quem o contrata. Isso porque a má qualidade do serviço torna as pessoas do imóvel vulneráveis a descargas elétricas e curtos circuitos, além dos possíveis danos a equipamentos eletrônicos. Quem contrata, também, responde a processo penal por está cometendo o crime de furto de energia e por lesão corporal ou homicídio em casos como o de hoje”, alerta.

Adail Viana ressalta que a rede elétrica interna de todo imóvel deve passar por manutenção, pelo menos uma vez por ano, realizada por um profissional qualificado, e que toda instalação ou extensão de instalação só deve ser feita por pessoa habilitada para o serviço. O consumidor também deve está atento para não sobrecarregar a rede elétrica interna da residência, o que ocorre quando vários aparelhos são ligados em uma mesma tomada. “É necessário fazer aterramento dos aparelhos elétricos e usar materiais e equipamentos adequados”, destaca o coordenador.

 

Fonte: eletrobras-pi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: