Ciência & Tecnologia

Eletrobras Distribuição Piauí desenvolve transformadores que utilizam o óleo do coco babaçu

O Projeto está sendo executado em parceria com Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Quarta - 01/02/2017 às 22:02



Foto: Divulgação Pesquisa com coco babacu
Pesquisa com coco babacu

Em cumprimento ao programa de pesquisa e desenvolvimento definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Eletrobras Piauí assinou, em 2016, um contrato no valor de R$ 1,048 milhões, objetivando a pesquisa para a fabricação de transformadores de distribuição, cujo líquido isolante é o óleo vegetal extraído da amêndoa do coco babaçu.

O Projeto está sendo executado em parceria com Universidade Federal do Piauí (UFPI) onde está previsto a montagem de oito transformadores com diferentes potências pela empresa Romagnole do Paraná.

Segundo o gerente do Departamento de Eficiência Energética, Ribamar Lima o objetivo é a fabricação de transformadores que  utilizarão o óleo de babaçu como líquido isolante em substituição ao óleo mineral.  “Este é um produto renovável, não tóxico e tipicamente regional, que irá promover uma cadeia de geração de emprego e renda para o Estado", afirmou Ribamar Lima.

Em Teresina já existem dois protótipos em pleno funcionamento desde 2011, um nas proximidades da Universidade Federal e outro no Bairro Acarape. “Após vários estudos e ensaios técnicos o produto foi patenteado. A Eletrobras poderá  utilizar o óleo em larga escala nos transformadores de distribuição de energia elétrica”, concluiu Lima.

Fonte: Eletrobras

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: