Geral

Eletrobras dá dicas de como se proteger de raios dentro e fora de casa

O período chuvoso concentra cerca de 70% do total de ocorrências do ano relacionadas à incidência de descargas atmosféricas
Fonte: Eletrobras 02/02/2018 11:09
Raios RaiosFoto: Delta Nerds

As descargas atmosféricas são responsáveis por grande número de desligamentos não programados nas redes de energia elétrica da Eletrobras Distribuição Piauí, apesar da atuação dos dispositivos de proteção instalados no sistema. Elas ocorrem entre uma nuvem e a terra ou entre nuvens, provocadas pela grande quantidade de energia armazenada nessas nuvens. O período chuvoso concentra cerca de 70% do total de ocorrências do ano relacionadas à incidência de descargas atmosféricas.

Os dados do Centro de Operação Integrado da Distribuidora registraram que 187 descargas elétricas atingiram o sistema elétrico em 2017, provocando a queima de 48 transformadores na região Metropolitana de Teresina. De acordo com o engenheiro eletricista, Abraão Galeno, além dos distúrbios nos sistemas elétricos, as descargas atmosféricas provocam prejuízos materiais e oferecem riscos de morte às pessoas e animais. “Infelizmente, o raio é algo que não podemos prever. Eles ocorrem com muita frequência e podem provocar acidentes em razão da grande quantidade de energia acumulada”, advertiu.

Assim, edificações em geral, bem como os sistemas de transmissão de energia necessitam de sistemas de proteção, que incluem os para-raios. “Por tanto, é preciso saber o que fazer e o que evitar quando se escuta o barulho característico de um trovão”, avisou.

O engenheiro recomenda que as pessoas sigam algumas regras básicas para se proteger, dentro e fora de casa, quando houver tempestade. “Se possível, não saia ou não permaneça na rua durante tempestade, a não ser que seja absolutamente necessário”, finalizou Abraão.

Confira algumas dicas para se proteger de raios:

Nunca se abrigar embaixo de uma árvore;

Evitar locais abertos como campos, praias e piscinas;

Se estiver dirigindo, permaneça no veículo;

Nunca fique próximo das redes de energia elétrica;

Evite utilizar telefone, principalmente o fixo;

Dentro de casa, evite banhos enquanto durar a tempestade, contato com objetos de estrutura metálica e o uso do telefone celular ligado na tomada.

Comentários