Geral

Eletrobras alerta para riscos de acidentes nas festas de São João

Fonte: Com informações da Eletrobras | Editor: Alinny Maria 24/06/2017 14:03
Acidentes em festas juninas Acidentes em festas juninasFoto: Reprodução/Google

As tradicionais festas Juninas são comemoradas em todo país e unem a mistura de comidas típicas, forró pé-de-serra, quadrilhas, celebrações religiosas, fogueiras e muitos enfeites. Com toda essa diversão, é preciso ter cuidado para evitar acidentes, principalmente os relacionados com a eletricidade, que é bastante comum nesta época do ano.

Pensando em deixar os foliões mais tranquilos, a Eletrobras Distribuição Piauí faz algumas recomendações necessárias. Confira:

A festa começa com a decoração! As bandeirinhas, faixas e outros materiais, deve ser feita de modo que não haja contato com a rede elétrica. Os barbantes devem ser amarrados em árvores ou pilastras distantes da fiação. No caso de um curto-circuito, o material inflamável pode pegar fogo e gerar um incêndio. O mesmo alerta vale para quaisquer outros adereços e, sempre vale lembrar, que materiais metálicos não devem ser usados na decoração das festividades em hipótese alguma.

Os fogos de artifício também compõem o repertório das Festas Juninas e por tratar de explosivos, por si só exigem um manejo profissionalizado. Além de mantidos longe do alcance das crianças, os fogos devem ser queimados em locais abertos, longe dos postes, transformadores e outras estruturas.

A tradicional fogueira também não pode faltar nas festas juninas. Neste quesito, o cuidado deve ser redobrado: a lenha utilizada deve estar seca e montada sobre uma base de areia, quando o “arraia” acontecer no asfalto. Jamais faça fogueira debaixo da rede elétrica. O calor das chamas danifica os cabos de energia, o que pode incorrer em incêndios e interrupção do fornecimento.

Dos vários elementos típicos da Festa de Santo Antônio, São João e São Pedro, o que não é permitido é soltar balões, o que é caracterizado como crime no Brasil. Os balões quando levados pelo vento, podem causar incêndios de grandes proporções se caírem em subestações e sobre a rede elétrica.

Mesmo com todas essas dicas, situações imprevistas podem acontecer e é possível que ainda assim ocorram acidentes. Nestas circunstâncias, a orientação é manter a calma e acionar a Eletrobras Distribuição Piauí e os serviços de emergência.

“No caso de um fio partido, a área deve ser isolada para que as pessoas não se aproximem. Não se deve retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios da rede elétrica sem as proteções necessárias ou sem o acompanhamento de um profissional qualificado”, disse o engenheiro eletricista Abraão Galeno.

Para reforçar junto à população o uso dessas dicas, a Eletrobras Distribuição Piauí divulga a partir do próximo dia 24 uma campanha nas rádios e na internet voltada especialmente para garantir que os “arraiás” nos meses de junho e julho ocorram sem acidentes envolvendo energia elétrica.

Comentários