Educação

Educação pública de Teresina é apresentada em São Paulo

Teresina é hoje referência na área e foco de pesquisas de diversos especialistas

Sábado - 24/02/2018 às 19:02



Foto: Reprodução Sala de aula
Sala de aula

O secretário Municipal de Educação de Teresina Kleber Montezuma esteve esta semana em São Paulo (SP), em encontro promovido pelo Instituto Votorantim, para secretários de educação e técnicos das secretarias de educações de todo o Brasil, parceiros do Instituto. Durante o encontro Montezuma apresentou os resultados da Educação Municipal de Teresina que vem apontando a capital piauiense como destaque na educação nacional.

Teresina é hoje referência na área e foco de pesquisas de diversos especialistas, principalmente por apresentar resultados na educação mesmo com baixa renda per capita. No ranking nacional do Ideb, a capital piauiense ocupa o primeiro lugar entre as capitais nordestinas e é a terceira melhor do país. O feito posiciona Teresina como modelo e intriga estudiosos no assunto.

Em São Paulo, Kleber Montezuma falou da trajetória ascendente do desempenho acadêmico dos alunos da Rede Municipal de Teresina e pontuou as principais estratégias responsáveis pelo trabalho de sucesso. “Temos um planejamento sistemático para todas as ações, buscamos investir em avaliação e monitoramento constantes para possibilitar as intervenções imediatas. Outro fator importante é a dedicação dos professores e diretores nas escolas, participando das capacitações e fazendo o que deve ser feito todos os dias”, destacou o secretário.

“Nosso diferencial é o avanço das escolas enquanto Rede, não são escolas que se destacam de forma isolada, são mais de 60% acima da média. Atribuímos esse bom desempenho a inúmeros fatores, entre eles o investimento da gestão municipal, a importância que damos às avaliações, o suporte que as equipes escolares recebem para todas as suas ações e o acompanhamento do desempenho de cada aluno”, afirma Montezuma.

O secretário falou também sobre o perfil de liderança necessário ao gestor municipal, esclareceu sobre os componentes de um plano de intervenção para elevação do IDEB. “O foco é a disseminação das experiências, abrindo espaço para discussão da condução de políticas públicas e desenvolvimento de estratégias e ações que possam ser efetivas para a promoção da aprendizagem dos estudantes no tempo adequado”, finaliza.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: