Municípios

Educação de Água Branca promove reforço escolar para alunos da rede municipal

A ação visa preparar os alunos para a OBMEP
Fonte: Assessoria da Prefeitura | Editor: Marília Lélis 04/10/2017 17:10
Alunos no reforço Alunos no reforçoFoto: Ascom

A Prefeitura de Água Branca, através da Secretaria Municipal de Educação, está realizando atividades de reforço escolar com os alunos da rede pública de ensino que serão submetidos à Prova Brasil e à segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP).

De acordo com a secretária municipal de Educação, Cleidimar Tavares, a ação tem como objetivo preparar os estudantes para a avaliação. “Nós realizamos atividades extracurriculares de forma contínua, como forma de reforço para nossos alunos e, com a aproximação das provas, nós intensificamos essas aulas de reforço”, explica.

Nesta quarta-feira (4) também aconteceu uma reunião com os pais dos alunos que vão fazer a segunda fase da OBFEP. “Conversamos com os pais sobre como vão acontecer as aulas de reforço para a prova. Eles também assinaram o termo de compromisso, autorizando que os filhos façam a avaliação, que vai acontecer no dia 21 de outubro”, diz a secretária Cleidimar Tavares, que ainda informa que, em Água Branca, seis alunos do nono ano estão classificados para a segunda fase do exame.

PROVA BRASIL - A Prova Brasil é uma avaliação de diagnóstico desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), que tem o objetivo de analisar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. A avaliação serve de base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Nos testes, aplicados aos alunos do quinto e nono ano do ensino fundamental, os estudantes respondem questões de língua portuguesa, com ênfase na leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No que se refere ao questionário socioeconômico, os alunos fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

A prova será aplicada no período que vai do dia 23 de outubro a 3 de novembro.

OBFEP - A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é uma promoção inicial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do CNPq e integra um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF). A prova da segunda fase da OBFEP 2017 acontece no próximo dia 21 de outubro.

Comentários