Edu Lobo vence o prêmio FCW de cultura

Edu Lobo foi escolhido pelo conjunto de sua obra ao longo dos anos


A Fundação Conrado Wessel (FCW) divulga nesta sexta-feira (02/12) o nome do cantor, compositor, arranjador e instrumentista Edu Lobo como vencedor do 15.º Prêmio FCW de Cultura.

A definição da Comissão Julgadora ocorreu a partir de uma lista constituída por centenas de personalidades brasileiras, indicadas por instituições de ensino, pesquisa e cultura de todo o Brasil, convidadas pela Fundação Conrado Wessel.

Edu Lobo foi escolhido pelo conjunto de sua obra ao longo dos anos, que obrigatoriamente deve ter um caráter social. Ele receberá, junto com o prêmio de R$ 300 mil, um certificado oficial e o troféu comemorativo.

O julgamento contou com a participação de representantes da Fundação Conrado Wessel e das dez instituições parceiras da Premiação: Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Brasileira de Letras (ABL), Academia Nacional de Medicina (ANM) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Marinha do Brasil, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O Prêmio FCW é realizado todos os anos e reuniu, ao longo do tempo, uma coleção de grandes nomes em sua galeria de homenageados.

Na última segunda-feira (28/11), a Fundação Conrado Wessel já havia divulgado o vencedor do Prêmio na categoria Ciência.

O escolhido foi o matemático e professor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Jacob Palis Jr., cujo nome passa a integrar uma extensa lista de personalidades homenageadas: José Goldemberg, Luiz Hildebrando Pereira da Silva, Sérgio Rezende, Jorge Kalil, Jairton Dupont, Jérson Lima da Silva, João Fernandes Gomes de Oliveira, Leopoldo de Meis, Ernesto Paterniani, Sérgio Mascarenhas de Oliveira, Ivan Izquierdo, Hisako Gondo Higashi, Wanderley de Souza, Carlos Henrique de Brito Cruz, Isaias Raw, Magno Antonio Patto Ramalho, Luiz Carlos Fazuoli, Jairo Vidal Vieira, Carlos Afonso Nobre, Aziz Ab’Saber, Philip Martin Fearnside, Aldo da Cunha Rebouças, José Galizia Tundisi, Dieter Carl Ernst Heino Muehe e Almirante Alberto dos Santos Franco. Também foram contemplados o Museu Paranaense Emílio Goeldi e o Instituto Agronômico de Campinas.

Na categoria de Cultura a premiação, em suas edições anteriores, já foi destinada a Lygia Fagundes Telles, Fernanda Montenegro, Niéde Guidon, João Carlos Martins, Paulo Vanzolini, Nelson Pereira dos Santos, Antônio Nóbrega, Ariano Suassuna, Ruth Rocha, Fábio Lucas, Affonso Ávila, Lya Luft e Ferreira Gullar.

Em Medicina já foram premiados Rubens Belfort Mattos Jr., Protásio Lemos da Luz, José Rodrigues Coura, Marcos Moraes, Miguel Srougi, Angelita Habr-Gama, Ricardo Pasquini, Fúlvio Pileggi, Ivo Pitanguy, Ricardo Renzo Brentani, Adib Jatene, Maria Inês Schmidt e César Gomes Victora.

Sobre a FCW

A Fundação Conrado Wessel (FCW) foi criada em 1994, após o falecimento do fotógrafo Ubaldo Augusto Conrado Wessel, que explicitou em testamento seu desejo de criar uma fundação voltada para a filantropia, o fomento e apoio às atividades culturais, artísticas e científicas no Brasil. A Fundação distribui, anualmente, desde 2003, mais de R$ 1,2 milhão em prêmios nas categorias FCW de Arte, Ciência, Cultura e Medicina.

A FCW também distribui anualmente oito cotas de doações. Três dessas cotas são direcionadas para o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e uma cota vai para cada uma das seguintes entidades: Exército da Salvação, Aldeias Infantis SOS Brasil, Fundação Antonio Prudente (Hospital A.C. Camargo Câncer Center) e Associação Escolar Benjamim Constant. Por último, uma cota é distribuída para o conjunto de 27 entidades escolhidas com o Ministério Público, na forma de uma volumosa cesta natalina entregue a 2.700 famílias. O total dessas cotas anuais equivale ao montante atribuído aos Prêmios FCW.

Fonte: WN&P COMUNICAÇÃO LTDA

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: