Economia

CRESCIMENTO DO COMÉRCIO

Vendas no varejo apresentaram alta de 1,7% em 2023, diz IBGE

De acordo com o órgão, o crescimento do setor no ano superou em 1% o de 2022, que foi o menor crescimento na série positiva iniciada em 2017

Arthur Amorim / Estagiário sob supervisão

Quarta - 07/02/2024 às 10:39



Foto: Reprodução Mercado varejista
Mercado varejista

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (7) revelaram que mercado varejista brasileiro registrou alta de 1,7% durante 2023, sexto ano consecutivo de aumento. O índice positivo é registrado mesmo com a queda de 1,3% nas vendas do varejo no país em dezembro do ano passado. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo IBGE.

A diminuição na passagem de novembro para dezembro foi o segundo resultado negativo e de maior amplitude do ano de 2023. De acordo com o IBGE, os dados mostram um perfil disseminado entre os setores do varejo nacional.

Foto: Divulgação / IBGE

Das oito atividades avaliadas pelo Instituto, seis categorias tiveram queda em dezembro, são elas:

  • Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-13,1%);
  • Móveis e eletrodomésticos (-7,0%);
  • Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-3,8%);
  • Tecidos, vestuário e calçados (-3,5%);
  • Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,3%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-0,5%).

Os outros dois grupos, combustíveis e lubrificantes (1,5%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,8%), não apresentaram taxa negativa ao final de 2023.

 o crescimento do setor no ano superou em 1% o de 2022, que foi o menor crescimento na série positiva iniciada em 2017.

Foto: Divulgação / IBGE

O que é o varejo

O varejo é quando uma empresa vende seus produtos diretamente aos clientes. Isso pode acontecer em lojas físicas, sites ou catálogos. Diferente do atacado, o varejo vende para o consumidor final em menor quantidade.

Diferente do atacado, que vende em grande quantidade para revendedores, empresas varejistas vendem para o consumidor final em menor escala. Geralmente, esses negócios compram produtos em grande quantidade dos atacadistas para vender em porções menores.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: