Economia

DINHEIRO

Três motivos para dar mesada aos seus filhos

Dando uma mesada para seu filho, indiretamente estará dando um novo compromisso

Da Redação

Terça - 26/04/2022 às 08:58



Foto: Divulgação Conheça três motivos para dar mesada para seus filhos
Conheça três motivos para dar mesada para seus filhos

O Brasil encerrou o ano de 2021, com mais de 70% dos brasileiros com alguma dívida e um dos fatores é a falta de entendimento quanto a utilização de seu patrimônio.

Por mais que muitos acreditem que dinheiro é um assunto para adultos, quanto antes uma criança tiver conhecimento sobre o mercado econômico, maiores as chances de se tornar uma pessoa mais consciente e controlada.

A educação financeira infantil acaba sendo um tabu em diversas famílias e boa parte das vezes é por não saberem como passar esse aprendizado para os jovens. Porém, um caminho simples, é dar espaço para que eles aprendam sozinho as melhores formas de utilizar as quantias que recebem.

Existem diversas maneiras de ensinar algo novo para alguém, mas quando falamos de pessoas com menor idade, o processo depende de maiores cuidados, tanto para despertar interesse, quanto para garantir que as crianças estão absorvendo o que está sendo passado.

Entre as opções, temos a ideia de dar uma quantia mensal, deixando com que decidam como desejam utilizar aquele valor. As chamadas mesadas, são desejadas por muitos jovens e com o intuito de incentivar que você, responsável por alguém mais novo, separamos 3 motivos para você dar um valor mensal para seus filhos.

Incentiva a poupar

Ninguém consegue guardar algo que não possui e isso funciona também para o dinheiro, logo, uma criança só conseguirá aprender a poupar quando tem algo que pode realmente acumular.

No momento que os pais ou responsáveis definem que mensalmente a criança receberá um valor, mesmo que simbólico, abre espaço para que consigam planejar o que farão com aquele montante e nesse momento, o melhor aprendizado pode ficar pela ideia de que, se guardar parte daquele valor, conseguirá comprar um produto mais atrativo, seja um brinquedo ou qualquer outro item que chame a atenção do jovem.

Ensina o valor do dinheiro

Sendo a pessoa responsável por definir onde gastará a sua mesada, a criança começará a entender quanto custa cada produto, além disso, com o tempo aprenderá que se gastar rapidamente todo o valor que recebeu, terá que esperar um longo período para conquistar a mesma quantia novamente.

Unindo essas duas situações, certamente aprenderá o valor do dinheiro e a necessidade de unir o tempo, com a quantia que tem em mãos.

Aumenta as responsabilidades

Ter a decisão de como e quando vai utilizar o dinheiro que recebeu, pode se tornar um grande aprendizado para as crianças, principalmente pensando que elas não possuem grandes responsabilidades e muito menos pagam contas de casa.

Dando uma mesada para seu filho, mesmo em um valor baixo, indiretamente estará dando um novo compromisso, que servirá para o tornar um adulto mais consciente.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: