Economia

CAPACITAÇÃO

Tesouro Estadual participa de capacitação sobre contabilidade no setor público

Para Barreto, uma das formas de enfrentar os problemas fiscais que atingem estados e União é com informação.

Quinta - 10/10/2019 às 16:23



Foto: Ascom Capacitação
Capacitação

A equipe do Tesouro Estadual participa nesta quinta e sexta-feira (11) de uma oficina sobre a contabilidade aplicada ao setor público. O objetivo é atualizar os servidores sobre uma gestão pública com obediência às legislações vigentes e aos princípios de contabilidade. O evento acontece no Hotel Blue Tree e tem como ministrante, o contador geral adjunto do Distrito Federal, Luís Barreto.

Para Barreto, uma das formas de enfrentar os problemas fiscais que atingem estados e União é com informação. "Tanto o governo federal como os estados estão passando por problemas de finanças muito forte, problemas fiscais. A única forma que se busca é ter informação eficiente, clara, tempestiva e fidedigna para tomarem decisão", afirma.

Segundo o contador, as informações são essenciais para que o gestor não chegue em dezembro como se estivesse perdido em um oceano.

"Imagina você no meio do oceano sem saber para onde ir? De qualquer lado que você for está correto. Isso é igual ao gestor. Sem informação correta dos seus bens patrimoniais, sem informação correta dos seus passivos, sem informações reais das receitas a receber, ele não sabe aonde vai chegar em dezembro", destaca.

Barreto enfatiza que uma gestão bem aplicada termina por beneficiar a sociedade.

"Somos servidores e servidor tem que servir à sociedade. Tem que trazer o valor público para a sociedade para que ela fique satisfeita. Quem mantém o Estado funcionando é a sociedade. O gestor precisa se apoderar da gestão e fazer o melhor para se ter uma sociedade mais equânime", ressaltou.

Para o superintendente do Tesouro Estadual, Ricjarderson Dias, o evento serve como uma troca de conhecimentos. "Este tipo de capacitação é muito bem-vinda, pois a gente troca conhecimento. São pessoas que trabalham em outras secretarias de fazenda e especialmente na área de finanças. É uma troca de conhecimento que possibilita, por exemplo, casos práticos", afirma.

Além do Tesouro Estadual, participam representantes do Tribunal de Contas do Estado, Secretaria de Planejamento e do Controle Interno da Sefaz.

Dentre alguns pontos abordados na oficina estão: campo de aplicação da contabilidade no setor público; conceitos e formas de escrituração dos atos e fatos contábeis do setor público e a elaboração e interpretação das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: