Economia

CRISE FINANCEIRA

Governo Federal planeja pacote de socorro às companhias aéreas

Para lançamento do pacote, o ministro procura a cooperação do com o BNDES

Da redação

Domingo - 04/02/2024 às 13:58



Foto: Wilson Dias / Agência Brasil Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho
Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesse sábado (3) que o pacote de socorro às companhias aéreas deverá ser finalizado após o Carnaval. As discussões com o Ministério da Fazenda ocorrem em meio ao pedido de recuperação judicial da Gol nos EUA e ao aumento nos preços das passagens.

Em coletiva, o ministro destacou que a maior parte do crédito destinado ao socorro das empresas será financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No entanto, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, em entrevista ao Estadão, reforçou que o banco requer garantias para conceder financiamento.

“O BNDES não tem como fazer financiamento sem garantias. Nós só emprestamos com garantia”, disse Mercadante.

O BNDES está considerando uma linha de capital de giro para as companhias aéreas, mas propostas envolvendo slots e aeronaves em leasing não progrediram. Além da questão do crédito, Silvio Costa Filho ressaltou a importância de um planejamento estratégico de curto e longo prazos, visando fortalecer novos voos regionais, a compra de aeronaves brasileiras, como as da Embraer, e outros ativos.

O ministro espera uma rápida solução para o impasse, especialmente porque planeja lançar o programa Voa Brasil em fevereiro, oferecendo passagens a 200 reais para aposentados e pensionistas. O sucesso do projeto depende da adesão das empresas.

Fonte: DCM - Diário Centro do Mundo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: