Economia

POLÍTICA ECONÔMICA

Senadora e deputado pedem destituição de Campos Neto do Banco Central

Presidente do BC tem sido resistente em diminuir taxas de juros, o que é defendido pelo governo

Da Redação

Domingo - 25/06/2023 às 09:24



Foto: Marcello Casal /Agência Brasil Banco Central
Banco Central

A senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA) e o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) protocolaram no CMN (Conselho Monetário Nacional) o pedido de exoneração de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central.

A senadora maranhense, que é suplente de Flávio Dino, atual ministro da Justiça, e está no exercício do mandato, argumenta, no ofício protocolado no dia 23 de junho, que o presidente Roberto Campos Neto tem tido “desempenho insuficiente” para continuar no cargo.

“O que se verifica da análise do mandato até aqui exercido pelo Presidente do BC é que o seu desempenho não está sendo suficiente para que a instituição alcance os objetivos acima mencionados”, diz parte do ofício.

“PASSANDO DOS LIMITES”, DIZ LINDBERGH

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) também já havia protocolado pedido semelhante. Em entrevista à CNN Brasil, o deputado disse que o presidente está “passando dos limites.”

“O comunicado indica que os cortes dos juros não virão em agosto e interfere nas expectativas do mercado. Na nossa avaliação, o presidente do Banco Central está passando de todos os limites”, declarou o deputado em entrevista.

Os pedidos de exoneração do presidente do Banco Central dependem que o Conselho Monetário Nacional leve à frente as denúncias e submeta a votação no Senado. O pedido precisa ser aprovado por 41 senadores, conforme está descrito na Lei da Autonomia do Banco Central.

A base governista está em impasse com o presidente do Banco Central em virtude dos poucos acenos que Campos Neto tem dado em relação à possibilidade de redução das taxas de juros no país, o que tem sido defendido pelo presidente Lula e buscado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: